Circuito Manoel Querino - Construindo estratégias para ocupar o poder. Defendido por Búzios e pelos Malês. Reparação já!

Sensibilizar a sociedade para a importância da representatividade da população preta nos espaços de poder e refletir sobre as políticas públicas de reparação racial em todas as esferas de governo. Esses são os objetivos do “Circuito Manuel Querino”, promovido pelo Coletivo Agbara Dudu e pela Sociedade Protetora dos Desvalidos-SPD, na quarta-feira (10), de 8 às 12h, na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sala 18, no Vale do Canela, em Salvador.

A Gira de diálogo “Construindo Estratégias para ocupar o poder defendido por Búzios e pelos Malês: Reparação Já!” é a primeira edição do Circuito, que deve promover outras ações, de forma itinerante em escolas e entidades de bairros de Salvador, para incentivar a formação política da população e em especial dos jovens, no contexto das eleições municipais de outubro.

Para os organizadores, reverenciar o intelectual abolicionista, artista e vereador Manuel Querino, e os líderes das Revoltas dos Búzios e dos Malês valoriza a resistência histórica do povo preto em Salvador diante do sistema opressor e inspira a luta atual por Igualdade Racial e Democracia. A proposta é mobilizar grupos comunitários para discutir a luta antirracista e o direito à cidade, sob o olhar das demandas reais da população preta de Salvador frente à gestão municipal.

O tema do encontro será abordado pelo professor da Faculdade de Direito da UFBA, Samuel Vida, Ogan de Xangô do Terreiro do Cobre, Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB) e pela professora associada da UFBA Jamile Borges, Pós Doutorada na Universidade de Lisboa/ISCTE-PT e coordenadora do Museu Afrodigital da Memória Africana e Afro-brasileira.

O debate será mediado pela advogada Elisângela Alves da Silva, militante do Coletivo Agbara Dudu, assessora jurídica em regularização fundiária urbana e de territórios quilombolas e Pós graduanda em Direitos, Desigualdades e Governança Climática (UFBA). Haverá entrega de certificado para os participantes e as inscrições podem ser feitas através do instagram da SPD @spd.sociedadeprotetora (Inscrições aqui)

Notícia cadastrada em: 03/04/2024 15:04