Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍA LAURA STEPHEN CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍA LAURA STEPHEN CHAVES
DATA : 14/11/2023
LOCAL: Virtual

DISCUSSÕES EM TORNO DA FILOSOFIA AFRICANA: EPISTEMOLOGIA E ORALIDADE NA PERSPECTIVA DE ANÁLISE DA SOPHIE OLUWOLE

filosofia africana, epistemologia, oralidade, tradição/modernidade

Os estudos da filósofa Sophie Olúwọlé são de grande relevância para a compreensão da epistemologia e da oralidade no amplo mundo da filosofia africana contemporânea. Uma das suas principais contribuições consiste em trazer a tradição oral yorùbá para a filosofia. Ela analisa a importância de Ọ̀rúnmìlà como um antigo filósofo africano que produziu e transmitiu diversos conhecimentos através da oralidade e o sistema do Ifá. Além disso, ela faz uma análise crítica sobre filósofos africanos como Hountondji, Mudimbe, Appiah e Wiredu, os quais, segundo ela, acreditavam que a oralidade ou tradição oral não tinha possibilidades de constituir uma filosofia. Portanto, este estudo tem como intuito compreender o papel da epistemologia e da oralidade segundo a abordagem da filósofa Olúwọlé, assim como as contribuições da perspectiva dessa filósofa no desenvolvimento da filosofia africana. A minha análise começa com uma breve contextualização da Costa Rica, o meu país de origem, como explicação do caminho que me motivou a escolher este tema de pesquisa e depois passa por um mapeamento de conceitos e teorias para a elaboração de uma delimitação conceitual com base na qual seja possível enquadrar e compreender a abordagem de Olúwọlé em torno da epistemologia e a oralidade na filosofia africana, assim como as contribuições da perspectiva da filósofa no desenvolvimento da filosofia africana. A pesquisa é realizada sob uma abordagem qualitativa e adota a metodologia da revisão bibliográfica. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a oralidade serão utilizadas como fontes vídeos, material audiovisual, gravações e todo tipo de material que permita o contato direto ou indireto com fontes orais.

Presidente - ***.678.227-** - ELIAS ALFAMA VAZ MONIZ - NÃO INFORMADO
Interno - 1046198 - FABIO BAQUEIRO FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1551078 - EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA - UFBAExterno à Instituição - GUILLERMO ANTONIO NAVARRO ALVARADO
Notícia cadastrada em: 15/01/2024 10:37