Aprovação de Candidaturas do POSAFRO no Edital de Professor Visitante no Brasil (PVB) do CAPES PrInt

Prezadas e Prezados,

É com grande satisfação que o POSAFRO (Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos) vem informar que duas de nossas candidaturas foram aprovadas no Edital de Professor Visitante no Brasil (PVB) do CAPES PrInt. Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão ao comitê e à PRPPG pela avaliação cuidadosa que nos prestigiou com esse resultado vitorioso.

Os docentes Paola Bachetta, da Berkeley University, e Dmitri van den Bersselaar, da Universidade de Leipzig, serão nossos visitantes no segundo semestre e nos contemplarão com atividades de ensino e pesquisa. Contamos com a ampla participação de nossa comunidade nesse importante momento.

Gostaríamos de parabenizar especialmente os docentes articuladores, pelo empenho e dedicação em viabilizar essa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências para nosso programa.

Paola Bachetta é Professora de Estudos de Gênero e Mulheres na Universidade da Califórnia, Berkeley, e Coordenadora do Projeto de Conflito Político, Gênero e Direitos das Pessoas no Centro de Raça e Gênero da mesma universidade. Com uma vasta experiência em política, teoria feminista e queer transnacional, teoria decolonial e pós-colonial, e teorias de espacialidade, sua contribuição será de grande valor para nossos estudos.

Dmitri van den Bersselaar é um renomado historiador social e econômico especializado em África Ocidental, com foco em Gana e Nigéria nos séculos XIX e XX. Seus interesses de pesquisa incluem o impacto de empresas multinacionais nas condições e culturas de trabalho locais na África, empregabilidade em economias africanas baseadas no conhecimento, história da produção de conhecimento na e sobre a África, e apropriação de ideias e bens estrangeiros. Sua expertise enriquecerá nossas atividades de pesquisa e ensino.

Esperamos ansiosamente receber Paola Bachetta e Dmitri van den Bersselaar em nosso programa no segundo semestre e aproveitar ao máximo o conhecimento e experiência que eles têm a compartilhar.

Atenciosamente,
Felipe Bruno Martins Fernandes