PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARLINE ARAÚJO SANTOS

DISCENTE : MARLINE ARAÚJO SANTOS
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Instituto de Letras (virtual)

Na Pancada da Pedra, no Ritmo da Roda: Feitura de Mulheres na Poética Oral of Quixabeira

Poéticas Orais.Feminismos.Velhice.Quixabeira.Rodas

A presente tese tem como objeto de estudo a poética oral, tomando por base os grupos de roda composto por mulheres do município de Quixabeira, região noroeste da Bahia que integra o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, a 300 km da capital, Salvador. Partindo da compreensão das rodas como o fazer literário de uma tradição oral, esta tese se ancora numa proposta linguística que fuja ao padrão acadêmico ocidental como uma tomada de consciência e posicionamento político. Com aporte necessário para tal uso da linguagem em Lélia Gonzalez (1984) e Glória Anzaldua (2000), são apresentadas os primórdios da pesquisa com autores como Maria Lugones (2019) Amadou Hampaté-Bâ (2010), Paul Zumthor (2005; 2010; 2014). Nessa perspectiva, a palavra poética é materialização da existência e quando cantada, a voz alcança formas outras de comunicação. A noção de voz e ritmo a partir desses autores conduz às relações entre corpo, dança, música e a poética oral, encontradas também em Leda Martins (2003) e Aleida Assman (2011). A construção das rodas como fazer literário vai se dar por analogia, comparando-as à outras quatro produções orais: 1) os cocos apresentados por Maria Ignez Ayala (1999); 2) o xirê descrito e analisado por Juracy de Arimatéia Rosa Júnior (2018); 3) o samba de roda do Recôncavo, por Nina Graeff (2015); 4) os cantos de trabalho da pesquisa de Sandro Santana (2012; 2017). Além dos aspectos estéticos da roda, esta pesquisa aponta para uma análise da categoria mulher fora do grupo hegemônico encontrado no feminismo branco eurocentrado. Um conceito de mulher generalizado exclui dessa categoria de análise mulheres negras, velhas, de zonas rurais, entre outras. Dessa forma, são empreendidas análises de quatro rodas que tratam do Dia Internacional da Mulher. Assim, são elencados para este estudo o feminismo negro, interseccional e decolonial apresentado por bell hooks (2015; 2017; 2019); Djamila Ribeiro (2017; 2018) e Angela Davis (2017;2018). Em uma análise final, as rodas são compreendidas como um projeto de vida para a velhice de suas cantadeiras; artifício que alimenta uma memória coletiva com base em suas memórias individuais. Socializando, entretendo e divertindo as rodas são o meio encontrado de reorganizar a vida. Este é, portanto, um estudo direcionado à compreensão dos grupos de rodas no município de Quixabeira não só pela perspectiva da tradição oral, mas sendo reconhecida pela comunidade como feitura de mulheres velhas, atravessado pelo olhar feminista.

Presidente - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Interna - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS