PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADULAI BALDÉ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADULAI BALDÉ
DATA : 25/03/2022

MEMÓRIA E TRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL N/DA

GUINÉ-BISSAU: ABDULAI SILA E ANCIÕES COMO MEDIADORES.

Literatura Bissau-guineense; Memórias SOMânticas; Abdulai Sila; História e ficção; Oralidade

Nestes capítulos da tese, foi promovida uma análise das abordagens da literatura, memória e tradição oral Bissau-guineense na obra literária Memórias SOMânticas (2016) do escritor Abdulai Sila, sob a perspectiva  do diálogo entre os três vertentes, tendo em vista o passado colonial e os consequentes processos de subalternização/resistência das culturas locais. Neste sentido, esta tese ainda em construção, objetiva-se mostrar e discutir a Literatura Bissau-guineense, a partir da obra de Memórias SOMânticas e compreendê-la como uma atividade de conhecimento do estudo da arte, tendo em conta, a sua relevância para  os estudos literários, culturais e sobretudo para a compreensão da identidade nacional no contexto pós-colonial. Para isso, tratou-se de compreender as relações entre literatura e identidade no campo da teoria pós-colonial, bem como as relações entre história literária e a cultura do país em estudo, como também, a problematização das relações entre história e ficção no âmbito da literatura Bissau-guineense e a importância das marcas de oralidade nessa escrita. Também efetivou-se uma abordagem sobre o romance, destacando-se a importância e recorrência do gênero no contexto da literatura do país. O método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi analítico-descritivo e de cunho bibliográfico, considerando-se Memórias SOMânticas (2016) como objeto do estudo. Para tanto, o trabalho apresenta como base de sustentação a Teoria e Crítica Pós-Colonial, a partir de Freitas (2016) e Queiroz (2011) sobre a questão da Literatura e identidade; Evaristo (2016) e Chiziane (2013) sobre a Literatura, memória e escrevivência; Hall (2003/2006) na revisão da teoria e crítica pós-coloniais; Mata (2014) e Hamilton (1999) sobre as considerações acerca da literatura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa- PALOP, além das estudiosas do sistema literário bissau-guineense, como Augel (2007) e Semedo (2020/2011). Como resultado, viu-se que o romance apresenta, de diferentes modos, entrecruzamentos entre a história e a ficção, denunciando os problemas sociais e políticos enfrentados pelos guineenses em vários momentos de sua história e de seu presente. Nessas denúncias, afirmam-se sentidos de resistência cultural e afirmação identitária.

Presidente - 3414388 - JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Interno - 3043083 - FELIX AYOH OMIDIRE