A DRAMATURGIA DE ANTÔNIO MENDES: EDIÇÃO INTERPRETATIVA DO TEXTO TEATRAL CENSURADO CONTOS DE SENZALA
Antônio Mendes. Crítica Textual. Teatro Amador. Texto Teatral Censurado
A proposta deste trabalho é incursionar pela produção dramatúrgica de Antônio Mendes, considerando, especialmente, o texto Contos de senzala para o qual foi feita uma edição interpretativa. Antônio Mendes de Oliveira foi um dramaturgo baiano que abriu caminho para a presença de sujeitos negros na cena do teatro amador durante as décadas de 1970 a 1980, período em que a sociedade vivia sob regime ditatorial e que a atuação da censura estava mais acentuada nas diversões públicas. A relevância de Antônio Mendes para os grupos de teatro amador foi imensurável, no entanto é perceptível o apagamento e silenciamento no que concerne ao mesmo. Neste trabalho, em perspectiva filológica, com ênfase na Crítica Textual, buscou-se editar e estudar os processos de produção, transmissão e circulação da produção dramatúrgica de Mendes, resultando na organização do Acervo Antônio Medes e na edição interpretativa para Contos de senzala, analisado como processo e produto da sócio-história e da cultura baiana. O presente estudo é relevante por contribuir com a divulgação de uma literatura dramática esquecida, que revela a potência de Antônio Mendes como intelectual negro, assim como propõe uma reflexão no que concerne à prática censória e a consequência dela para a produção da dramaturgia amadora baiana.