PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAYANA ROCHA SOARES

DISCENTE : MAYANA ROCHA SOARES
DATA : 05/11/2021
LOCAL: sala de defesa virtual ILUFBA

Nós: afetos e literatura

Palavras-chave: Crítica literária negra sapatão. Literatura brasileira. Afetos. Subjetividades.

RESUMOEste trabalho é o resultado de uma pesquisa em textos literários negros e das dissidências sexuais e de gênero durante os anos de estudos no doutorado. Acompanhando os afetos do medo, do amor, da raiva, do dengo e do erótico, busquei ler e aprender com esses textos literários como podemos usar os afetos para que estes, a partir do aparato colonial, não perpetuem esquemas de violência sobre nós, pessoas racializadas e desobedientes do gênero binário e da heteronorma. Que usos podemos fazer desses afetos para que, ao invés de nos matar, eles sejam revide e bem viver? Os textos escolhidos, em sua grande maioria, são de mulheres negras sapatonas. Portanto, busquei construir uma crítica literária negra sapatão tendo em vista a minha decisão em movimentar esses escritos também a partir de minha própria experiência. Para isso, distribui essa pesquisa em nove ensaios: os dois primeiros ensaios de abertura, Chão e Rotas, os quais apresentam a pesquisa e a situa metodologicamente; Reflexo, Quebrada, Devolução, Ginga, Perigosas e Zami são ensaios interdependentes que oferecem algumas reflexões acerca dos usos dos afetos a partir dos textos literários trazidos, feito em diálogo com alguns importantes temas como amor romântico, mestiçagem, abuso sexual, subjetividades e colonialidade, escrita ensaística, raça, gênero, sexualidade e representação. E Nós que é um ensaio/experimento literário no qual quis abrir caminhos de reflexão acerca de nossas vidas negras e sapatonas.

Presidente - 2326650 - DENISE CARRASCOSA FRANCA
Interno - 2703693 - ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA