RESPIRAR FORA DA(S) LINHA(S): APROXIMAÇÕES ÀS CENAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS NA ALEMANHA E NO BRASIL
Palavras-chave: Literatura Negra Alemã, Literatura Negra Brasileira, Performance, Transnacionalismo Negro, Arte Contemporânea
O projeto de tese nasce tanto da recepção positiva entre estudantes e pesquisadores da Germanística e de artistas negros brasileiros de temas que discuti em minha dissertação de mestrado sobre a poesia de May Ayim, quanto de minhas traduções de obras da artista Grada Kilomba. O objetivo desta tese é apresentar, discutir e aproximar as cenas literárias Negras na Alemanha e no Brasil e sua hipótese é que é por meio de procedimentos culturais que uma epistemologia afrodiaspórica se revela, abrindo portais de diálogos entre as mais diversas partes da diáspora. Metodologicamente, as produções artísticas negras (poesia, música e performance) de ambos os países produzidas entre os anos 1980 e 2020 serão selecionadas e reunidas sob uma perspectiva feminista transnacional Negra, articulando interseções estéticas, históricas, políticas e sociais. A pesquisa visa apresentar ao público brasileiro um panorama atualizado de artistas Negras no cenário cultural germanófono, apontando e possibilitando diálogos entre a arte Negra alemã contemporânea e a arte negra brasileira. Considerando a virada decolonial nas Ciências Humanas globalmente, a importância dos estudos sobre a história, o cotidiano, os discursos e as artes Negras em diferentes contextos é cada vez mais urgente e fecunda, pois eles dão um novo fôlego a essas disciplinas e reforçam as lutas anticoloniais por liberdade.