ASSINATURA E CONTRA-ASSINATURA:
RICARDO LÍSIAS. PERFORMANCES DE AUTOR
Assinatura; Ricardo Lísias; Performance; Contra-assinatura; Literatura contemporânea.
Esta tese tem como objetivo discutir como é construída a assinatura do autor Ricardo Lísias. Partindo da noção de assinatura de Jacques Derrida, em diálogo com um arcabouço teórico-crítico da literatura contemporânea, consideramos o nome de Lísias exemplar para problematizarmos como um gesto signatário é forjado hoje. Nesse sentido, o trabalho promove um deslocamento no entendimento de assinatura, já que traz para o debate questões que nos desafiam a entender as práticas literárias do presente. Para desenvolver a discussão proposta, a tese está organizada em torno de três recortes temáticos: o limiar entre vida e obra, a performance autoral e a contra-assinatura. Argumenta-se que as transformações nas noções de autoria, obra e, mais amplamente, na própria ideia de literatura estão relacionadas a um rearranjo entre o real e o ficcional, interferindo nos modos como um autor assina. Dessa forma, é possível pensar como um tipo de intencionalidade pode ser identificada na performance autoral, que também é um dispositivo que cria uma assinatura. Observamos, então, que as atuações de Lísias dentro e fora do texto influenciam e monitoram a recepção de seu trabalho, de maneira a aproveitar-se da contra-assinatura a favor do próprio gesto signatário. Assim, diante de um conjunto de procedimentos autorais que mobilizam a discussão teórica sobre assinatura, entendemos que o autor capitaliza questões do nosso tempo a favor da circulação de seu nome, o que faz com que sua obra nos aproxime de reflexões sobre a produção literária contemporânea.