PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TULIO DEL REY ALMEIDA

DISCENTE : TULIO DEL REY ALMEIDA
DATA : 04/11/2020
LOCAL: Instituto de Letras da UFBA - sala virtual

O ARTESANATO DA ESCRITA: OFICINAS LITERÁRIAS E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ESCRITOR BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Oficinas Literárias. Escrita Criativa. Literatura Brasileira Contemporânea. Profissionalização do escritor.

A tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar a ideia do ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica.

Presidente - 1304068 - RACHEL ESTEVES LIMA
Interno - 1544483 - LUCIENE ALMEIDA DE AZEVEDO