AUTOFICÇÃO E CRÍTICA BIOGRÁFICA EM MACHADO DE SILVIANO SANTIAGO
Autoficção; Crítica biográfica; Silviano Santiago; Literatura contemporânea.
Na literatura contemporânea, há como tendência marcante o surgimento de produções literárias que provocam uma desestruturação nos procedimentos formais dos gêneros como os concebemos desde a modernidade, a partir do experimento com diversas vozes e registros enunciativos. Como consequência, temos textos híbridos que apresentam elementos ficcionais, autobiográficos, críticos e teóricos em uma única narrativa, evidenciando a inespecificidade dessas obras. Partindo desta hipótese, este estudo destina-se a investigar o modo como as demarcações entre a realidade e a ficção podem ser problematizadas na atualidade, apoiando-se para isso em duas categorias teóricas, a autoficção e a crítica biográfica e tomando como estudo de caso o romance Machado do crítico, professor e autor Silviano Santiago, para analisar a intrincada relação entre a análise crítica e a narrativa literária. Assim, parte-se de uma breve apresentação das tensões entre o real e a construção da verossimilhança que marcou o surgimento do novel para pensar sobre categorias marcantes da produção contemporânea como o hibridismo e a inespecificidade. Neste sentido, o mapeamento apresentado sobre as noções de autoficção e crítica biográfica quer oferecer um percurso historiográfico dos termos, mas também propor uma discussão teórica que possa ampliar os modos de leitura de inúmeras obras do presente.