PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUDMILA RÉGIS RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUDMILA RÉGIS RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 23/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa virtual
TÍTULO:

“Não é que meu corpo seja meu, é que meu corpo sou eu”: caminhos para a subversão da linguagem patriarcal na tradução de La prostitución en el corazón del capitalismo.


PALAVRAS-CHAVES:

Tradução feminista; linguagem patriarcal; feminismo radical; La prostitución en el corazón del capitalismo; Rosa Cobo Bedía.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

Neste trabalho, parto da concepção feminista radical de que a prostituição configura uma forma de exploração sexual e violência imposta sobretudo às mulheres e meninas por uma série de fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que integram as sociedades patriarcais capitalistas; e também do entendimento de que a linguagem, enquanto instrumento de interpretação e reelaboração da realidade, vem atuando como um eficiente dispositivo no processo de normalização desse fenômeno social. Nesse sentido, busco lançar luz ao uso da linguagem no contexto da prostituição a fim de denunciar o pacto entre interesses patriarcais e capitalistas que a conceituação da prostituição como trabalho esconde. Para isso, proponho a tradução feminista de quatro capítulos da obra abolicionista La prostitución en el corazón del capitalismo (2017), da socióloga Rosa Cobo, abordando o traduzir como gestualidade política. Assim, exploro caminhos para a subversão feminista da linguagem patriarcal, uma das muitas possibilidades de resistência à dominação masculina.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2049741 - CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA
Interno - 2658192 - JORGE HERNAN YERRO
Externa à Instituição - ANDREA SOLEDAD FRANULIC DEPIX
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 09:06
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA