PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: POLLIANNA DOS SANTOS FERREIRA SILVA

DISCENTE : POLLIANNA DOS SANTOS FERREIRA SILVA
DATA : 08/03/2024
LOCAL: Instituto de Letras

HIPEREDIÇÃO DOS POEMAS ÉDITOS DE ALCINA DANTAS: DOS JORNAIS PARA A WEB

Filologia. Crítica Textual. Poesia. Alcina Dantas. Hiperedição.

Alcina Dantas (1892-1974), mulher de muitos papéis, publicou seus textos, na primeira metade do século XX, nos periódicos, Folha do Norte, Folha da Feira, O Itaberaba e Vanguarda, que circularam em Feira de Santana e em Itaberaba, na Bahia. Dentre os textos publicados, recortamos sua obra poética e buscamos, por meio da prática editorial filológica, a partir das contribuições advindas da Arquivística e das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs), elaborar a Hiperedição dos poemas éditos de Alcina Dantas para dar a ler os 89 poemas selecionados, na relação com os demais documentos reunidos no Acervo Alcina Dantas (AAD), os quais visam enriquecer a experiência de leitura do(a)s leitore(a)s. No dossiê constituído para fins de edição e crítica filológica, encontram-se, além dos poemas, ensaios, fotografias dela, entrevistas realizadas com os integrantes do programa infantil “Brasil de amanhã”, o qual ela dirigiu, textos em sua homenagem, notícias relacionadas à escritora, entre outros materiais. Para a organização da referida massa documental, utilizamos o software Gama, criado na presente pesquisa de doutorado, de maneira inédita, com esse intuito, e tomamos por base os trabalhos de Bordini (2016 [1994]) e do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (1994) e a metodologia adotada pelo Grupo de Edição e Estudo de Textos (GEET) (Borges et al., 2021). Valemo-nos do aporte teórico da Filologia para ler criticamente a produção poética de Alcina Dantas, bem como os documentos a ela relacionados, a partir dos gestos de criação, além da transmissão e recepção de seus textos que envolvem os vários agentes que deixaram, neles, suas marcas, tendo em vista, portanto, uma perspectiva editorial pragmática. Ademais, para trazer esse contexto de produção, de circulação e de leitura empreendida pela escritora, colocamos em diálogo a crítica filológica com a crítica feminista, dando visibilidade aos papéis desempenhados pela escritora, enquanto feminista, leitora e artista que atuou nessas cidades do interior da Bahia. Nesse sentido, apresentamos a hiperedição, acessível a partir do site https://www.alcinadantas.com/home, composta dos menus Início, Apresentação, Autora, Acervo, Dossiê, Edição, Edição inclusiva, E-book e Contato; da edição fac-similar digital de todos os testemunhos dos textos de cada poema e das edições interpretativa e crítica hipermídias, conforme tradição textual, monotestemunhal ou politestemunhal; do e-book com todos os textos críticos dos poemas editados; das informações sobre os critérios de elaboração e de apresentação; dos documentos que compõem o dossiê. Realçamos a importância de Alcina Dantas para o cenário literário e cultural nas duas cidades onde ela produziu, destacando-se como defensora dos direitos das mulheres artistas, como musicista e criadora de um programa de rádio, em um momento histórico em que as expectativas em torno das mulheres como ela eram o casamento e a vida doméstica. Almejamos, assim, visibilizar a sua produção poética, possibilitando a sua leitura em um ambiente online e hipermidiático para leitore(a)s plurais.

Presidente - 1083322 - ROSA BORGES DOS SANTOS
Interna - 2527883 - ROSINES DE JESUS DUARTE