PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WESLEY DA RESSURREIÇÃO CONCEIÇÃO

DISCENTE : WESLEY DA RESSURREIÇÃO CONCEIÇÃO
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Instituto de Letras

MÚSICA, MEMÓRIA E NEGRITUDE:

A ESTÉTICA DO PENSAMENTO RADICAL NEGRO DOS BLOCOS AFROS DE SALVADOR-BA – SÉCULO XXI

Negritude: Literatura Negra; Insurgência: Pensamento radical negro

Esta dissertação intitulada Música, memória e negritude: a estética do pensamento radical negro dos blocos afros de Salvador-BA – século XXI, teve o objetivo de analisar as letras de algumas canções de quatro blocos afros de Salvador (Ilê Aiyê, Malê Debalê, Olodum e Os Negões), com foco nas composições produzidas e/ou regravadas no século XXI. Colocando os compositores/as negros/as em destaque, buscou-se entender de que maneira a textualidade dos blocos afros se configura enquanto instrumento de enunciação e resistência negra. Partindo do conceito de negritude proposto por Aimé Césaire (2010), e valendo-se da ideia da estética da tradição radical preta proposta por Fred Moten (2023) – conceitos basilares para este trabalho – esta pesquisa também dialoga com outros/as intelectuais, a exemplo de Abdias Nascimento, Alberto Guerreiro Ramos, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Leda Martins, Florentina Souza, Paul Gilroy, bell hooks, Jônatas Conceição. Como resultado da análise das letras das canções, este trabalho aponta que a literatura dos blocos afros, em conjunto com os demais elementos éticosestéticos que compõem esses blocos (dança, toque, canto, figurino e espiritualidade) se constitui enquanto espaço de preservação da memória, aquilombamento, insurgência, improviso e valorização da negritude. Por conta disso, essa literatura insere-se na estética do pensamento radical negro. Esse trabalho também aponta que, através de suas obras literárias, os compositores e as compositoras negros e negras dos blocos afros atuam como intelectuais e agentes de transformação social que educam gerações de negros e negras há quase cinco décadas. Palavras-chave: Blocos Afros; Negritude; Literatura Negra; Insurgência; Pensamento Radical Negro.

Interna - 1089940 - FLORENTINA DA SILVA SOUZA
Interna - 2326650 - DENISE CARRASCOSA FRANCA