CONCERTO DE VOZES: A POÉTICA INTERSECCIONAL DE LÍVIA NATÁLIA
Literatura negro-brasileira; Autoria negra; Lívia Natália.
Esta tese cujo tema versa sobre o devir-mulher negra na poética interseccional da poeta negra Lívia Natália, apresenta como corpus de análise as obras Correntezas e outros estudos marinhos (2015) e Águas Negras e outras águas (2017). Diante do referido corpus, delineei a seguinte questão-problema: na perspectiva da interseccionalidade, como corpo, autodefinição e autobiografia poética aparecem nas obras citadas? Desse modo, hipotetizo que ao in(corpo)rar à matéria poética tessituras de autodefinição, autobiografia poética e corpo, a poeta Lívia Natália nas produções poéticas, produz reflexões não hierarquizadas ou sobrepostas para gênero, raça e classe, promovendo na lírica uma poética interseccional. Especificamente, busco articular os conceitos interseccionalidade, devir-mulher e autodefinição, bem como definir poética interseccional verificando sua construção nas referidas obras de Lívia Natália, além de identificar como o devir-mulher negra figura essa poética. A tese em andamento está estruturada em cinco capítulos, a partir dos quais intento tracejar um percurso analítico sobre a dicção poética em estudo. Considero a tessitura poética inscrita com e a partir do corpo negro como mecanismo reexistência. Nesse sentido, realizo leituras interpretativas com vistas a traçar uma poética interseccional.