PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELA SOUZA SILVA

DISCENTE : DANIELA SOUZA SILVA
DATA : 11/10/2023
LOCAL: Instituto de Letras - UFBA

LITERATURA DE CORDEL: CORPO, ALMA E MOVIMENTO Uma análise sobre o trabalho com a literatura oral nos anos finais do Ensino Fundamental como prática motivadora de leitura na Escola do Campo

Literatura de cordel; Letramento Literário; Escola do campo.

Afinal, o que é literatura? Quais resultados teríamos se as práticas de leitura literária promovidas nas Escolas do Campo tivessem como centralidade o aluno e não o autor do texto? Estes foram questionamentos que nortearam a presente pesquisa, cujo objetivo é refletir sobre o lugar da oralidade na literatura – até aqui, muito presa à escritura e outras questões que envolvem marcadores como gênero e classe – e o letramento literário na Escola do Campo. O incentivo à leitura e à escrita é uma questão emergente nas escolas, sobretudo as públicas. Contudo, é perceptível a falta de motivação e engajamento, por parte dos alunos do campo, quando a proposta da aula é a leitura de livros. É bastante evidente também a dificuldade que a maioria sente quando está diante de determinados textos literários, pois parece um tanto complexo para um leitor que ainda está iniciando seu processo de formação, enquanto leitor de textos literários, compreender uma realidade e uma linguagem que, em momento algum, dialoga com a sua. Diante disso, o trabalho com a literatura oral nos anos finais do Ensino Fundamental comparece como uma proposta exitosa, sobretudo na etapa inicial e de consolidação da formação literária dos estudantes, que exige, nos momentos da leitura, um trabalho de mediação e a oferta de textos que sejam capazes de “seduzir” e encantar leitores que ainda estão em processo de construção. Entendendo que, para haver verdadeiramente a promoção do letramento literário, são necessárias ações que vão muito além do simples acesso ao livro, a literatura de cordel, com a força que há na oralidade e o movimento do corporal impulsionado pelo ritmo da métrica, mostra-se uma importante aliada ao estimular esse processo encantatório que perpassa também pela identidade e identificação com o que está sendo lido. Pois, analisando a poesia de cordel, distante dessa visão reducionista e dos estigmas que permeiam a literatura popular, é possível perceber o quão rica é essa poesia que possui voz, corpo e movimento. Assim, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a literatura e o processo de formação literária dos estudantes da Escola do Campo a partir da literatura de cordel, compreendendo-a como um caminho profícuo para a formação destes sujeitos-inacabados. A pesquisa situou-se teoricamente no âmbito dos Estudos Literários e de Letramentos, para tanto, utiliza-se o aparato de Eagleton (2006), Durão e Cechinel (2022), Candido (2011), Cruz (2012), Cosson (2019, 2020) e Colomer (2007); assim como da literatura de cordel, a partir da concepção de Cascudo (2006), Abreu (1999), Zumthor (2018), Haurélio (2013), Marinho e Pinheiro (2012), dentre outros.

Presidente - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Interna - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS