PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABRICIA DOS SANTOS DE JESUS

DISCENTE : FABRICIA DOS SANTOS DE JESUS
DATA : 04/09/2023
LOCAL: ILUFBA

A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UM EXERCÍCIO HISTORIOGRÁFICO E CRÍTICO EM TORNO DO PRÊMIO JABUTI

literatura infantil, mercado, Prêmio Jabuti, formação do leitor.

Quando o assunto é literatura infantil, tornou-se comum sua associação com questões de aspectos pedagógicos, fato que se deve, em grande parte, à idade dos leitores a quem essa literatura se destina. Entretanto, ao considerar o livro como um produto para o qual é necessária a existência de um profícuo mercado, verificam-se elementos que incidem sobre a formação do leitor literário em sua interação com a escola. Ao compreender a possibilidade de evidenciar circunstâncias promovidas pela ampla relação entre literatura infantil, mercado e ensino, serão analisadas obras destinadas à criança que tenham recebido o Prêmio Jabuti entre os anos de 1980 e 2015. Tomar-se-ão, ainda, os estudos desenvolvidos por Dalcantagnè (2012), Thompson (2013) e Lajolo (2014), entre outros, com o objetivo de voltar um olhar atento a este processo, observando a assertiva de que existe uma forte atuação mercadológica que interfere sensivelmente na formação do leitor promovida por instituições formais de ensino.

Externa à Instituição - ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL - UEFS
Interna - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS