PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO

DISCENTE : HILDALIA FERNANDES CUNHA CORDEIRO
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Remota por videoconferência

LITERATURA ABẸ̀BẸ̀: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-CRÍTICA NEGRORREFERENCIADA

PARA LER TONI MORRISON

Literatura Abẹ̀bẹ̀. Toni Morrison. Memória das águas. Atlântico rubro-negro. Diáspora.

Esta tese objetivou apresentar a abordagem teórico-crítica negrorreferenciada denominada de Literatura Abẹ̀bẹ̀, que intentou contribuir para o acesso e leitura de parte do acervo publicado por Toni Morrison, propondo a insubordinação e a insurreição como categorias existenciais e claves interpretativas para análise desse complexo e diversificado acervo literário. Para tanto, foi pensado como corpora dois dos onze romances escritos por Morrison, a saber: O olho mais azul (1970) e Deus ajude a criança (2015), correspondendo ao primeiro e ao último romances publicados. As personagens selecionadas foram, respectivamente: Pecola Breedlove, Pauline Breedlove; Claudia MacTeer; Bride e Mel. O abẹ̀bẹ̀ (espécie de leque com espelho) foi pensado como simbologia fundante na tentativa ininterrupta de organizar a luta. Como problema de pesquisa procurou-se: Que elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abẹ̀bẹ̀? Como objetivos foram elencados,  um de ordem mais geral: elaborar a noção de Literatura Abẹ̀bẹ̀ como abordagem teórico-crítica para ler as obras de Toni Morrison: O olho mais azul e Deus ajude essa criança, e de ordem específica: i) mapear os elementos, características e traços presentes nas obras: O olho mais azul e Deus ajude essa criança que apontam para a possibilidade destas narrativas se configurarem como Literatura Abẹ̀bẹ̀; ii) sistematizar as características da Literatura Abẹ̀bẹ̀, cartografando a partir da construção identitária das cinco personagens já mencionadas; iii) identificar, a partir da abordagem teórico-crítica Literatura Abẹ̀bẹ̀, como ocorrem os processos de construção identitária das personagens escolhidas e iv) examinar as maneiras pelas quais algumas personagens selecionadas internalizam a ideologia da branquidade e a adotam como referência de padrão de beleza e outras fazem da negritude um escudo contra a supremacia branca. Como sustentação para a pesquisa, um tripé foi pensado a partir das contribuições da teoria e crítica literária negro-diaspórica, do feminismo negro e da psicologia e psicanálise na perspectiva negra. É preciso salientar, ainda, que a metodologia empregada para a feitura da investigação respaldou-se na crítica feminista-negra fazendo o uso da colcha de retalhos (hooks, 2019) a partir do desafio metodológico de “juntar pedaços” (ALVES, 2021; XAVIER, 2021), uma vez que o desejo final foi o de que as vozes e experiências das personagens citadas se configurassem como um complexo e sofisticado caleidoscópico, com o intuito de melhor avaliar as aprendizagens compartilhadas por elas. Os resultados revelaram que a Literatura Abẹ̀bẹ̀ concebeu o acervo literário produzidos por mulheres negras na diáspora como possibilidades de rotas de fugas e esquivas nas diversas tentativas de aniquilamentos propostos pelo racismo e apontou caminhos possíveis contra tais processos. Conhecer as demandas enfrentadas pelas personagens, bem como acessar uma multiplicidade de histórias experienciadas por elas, foi o que levou à elaboração de tal proposta. Uma literatura que se funda em referências ancestrais. Finalmente, essa produção literária tem potencial para anunciar e apontar as armadilhas sempre presentes nas jornadas existenciais das mulheres negras e em seus processos de construção identitária, destrancando os caminhos, sobretudo nas encruzilhadas identitárias: momentos de/para autoconhecimento; autorrejeição; autorrepugnância; autoaceitação; autorrevelação; autossabotagem; autocuidado; autoamor; autocura e autorrealização.

Presidente - ***.914.956-** - LUCIA CASTELLO BRANCO - UFMG
Interna - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS
Interna - 2049741 - CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA
Externo ao Programa - ***.427.233-** - ASSUNÇÃO DE MARIA SOUSA E SILVA - PUCMinas