PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMILLE MORGANA SANTOS MATTOS

DISCENTE : EMILLE MORGANA SANTOS MATTOS
DATA : 10/07/2023
LOCAL: Instituto de Letras

DRAMATURGIA DE CHICO RIBEIRO NETO: CENAS FILOLÓGICAS DE “EM TEMPO” NO PALCO

Palavras-chave: Textos teatrais censurados, Jornal Em Tempo, Intertextualidade.

Este trabalho desenvolve-se no campo da Filologia em diálogo com outras áreas do conhecimento, com o propósito de estudar a dramaturgia de Chico Ribeiro Neto. A partir da massa documental que compõe o Acervo Chico Ribeiro Neto (ACRN), que integra o Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC), apresentamos a tradição textual dos três textos de teatro que formam tal acervo, Branca de Neve e os setes anões, Prova Final e “Em Tempo” no palco, examinando os processos de transmissão e circulação de tais textos no âmbito da Censura. Foram desenvolvidas edições fac-similares dos testemunhos dos três textos, sendo proposta uma edição interpretativa em meio digital apenas para “Em Tempo” no palco. Foi realizado um estudo crítico-filológico do mesmo texto, com foco nas relações intertextuais apresentadas no texto dramático em comparação com matérias do jornal Em Tempo, que foram base para sua escrita, através do confronto sinóptico entre o texto dramático e o jornalístico. Buscamos situar, no tempo e espaço, o referido veículo da imprensa, considerando os conteúdos e a natureza da ideologia propagada em suas páginas, para trazer os contextos social, histórico cultural de produção, transmissão e recepção do texto da peça teatral, pondo em destaque o trabalho do dramaturgo ao selecionar trechos das edições do referido periódico para compor seu texto, lendo, em perspectiva filológica, na trama do tecido textual, o momento vivido pela sociedade daquela época no período da ditadura militar. Os cortes presentes no texto teatral também serão analisados, a partir das justificativas dos pareceristas e dos estudos sobre censura de imprensa e censura de diversões públicas. Deste modo, os textos serão tomados enquanto testemunhos do período histórico no qual se inscreve.

Presidente - 1083322 - ROSA BORGES DOS SANTOS
Interna - 1683820 - ISABELA SANTOS DE ALMEIDA