PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILMA NUNES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADILMA NUNES ROCHA
DATA : 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

DA MEGERA DOMADA À DOMADAS MEGERAS: A MULHER ENTRE SILENCIAMENTOS E DEVIRES-MULHERES DA LITERATURA PARA TELENOVELA


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS - CHAVE: Literatura. Telenovela. Tradução cultural e intersemiótica. Anônimo/ popular. Mulher


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Muitos são as existências, poucos são os reconhecimentos. Discutir como a mulher foi representada em uma obra literária clássica refletora da tradição, avaliando até que ponto as recriações desta obra, por meio das traduções em outras artes/mídias, aqui a telenovela, podem ou não subverter modelos cristalizados para provocar o questionamento das normas impostas à mulher na sociedade, torna-se o nosso maior intento

É na perspectiva da tradução cultural e intersemiótica que surgiu a questão de partida para a nossa pesquisa: em que medida se dá a tradução cultural pelo viés intersemiótico da sujeita social mulher da obra literária inglesa A megera domada de Shakespeare para a obra a telenovela brasileira O Cravo e a Rosa (2000), observando os operadores conceituais tradição, devir/vir-a-ser e ser-sendo?

A questão temática da tradução intersemiótica e cultural da sujeita mulher apoia-se, aqui na perspectiva das outridades, devires e silenciamentos, afastando-se da dualidade mulher anjo X mulher demônio, tão cara a literatura clássica canônica e recorrente nas maiorias das análises da peça shakespeariana A megera domada, para aportar na diversidade na telenovela. Tal textualidade multimídia e, muitas vezes, transmidiática num processo intersemiótico de mise em abisme (Gide/ Dallenbach) leva a perceber que para além da palavra escrita, a vida em suas variadas possibilidades, nos é encenada e desvelada, enquadrando diversidades de existências dos anônimos/populares como sujeitos protagonistas de experiências antes invisibilizadas nas produções eurocentradas do modelo platônico. E a telenovela passa a ser pensada não como um simples produto mercadológico para entretenimento (Adorno) e alienação pelos simulacros hiper-realistas (Baudrillard), mas espaço de problematização que provoca transformações (Martin-Barbero) e como portadora de um novo sensorium (Benjamin), onde se desnuda, por diferentes modos de expressar, as diversas formas de viver. 

Pautada numa abordagem teórico-metodológica transdisciplinar possível no campo teórico os Estudos Culturais, acenamos para deslocamento da centralidade do texto literário clássico, portador de modelo de vida da alta cultura, para visibilizar também outras textualidades condutoras das representações de variadas experiências de vida da sujeita mulher, protagonista de diversas performances de existir.  É na compreensão da transformação dos contextos socias e textuais e radiografando as imagens da mulher que as representações nas artes/mídias muitas vezes reduziram/reduzem ou invisibilizaram/invisibilizam que o anonimato feminino pode ser desmantelado.

E a telenovela torna-se um dos espaços de expressão/identidades, no qual a mulher, categoria tradicionalmente representada como subalternizada e/ou invisibilizada pela cultura machista e patriarcal passa a ser desconstruída em uma encenação que mudou em variados tempos e espaços.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEONARDO BÉRENGER ALVES CARNEIRO - PUC - RJ
Presidente - 1476232 - MARLENE HOLZHAUSEN
Interna - ***.408.315-** - NOELIA BORGES DE ARAUJO - UFBA
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 17:19
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