EM BUSCA DO LAMPEJO DOS VAGALUMES GUTIERRIANOS: JOGO, DANÇA E RISO NOS SALTOS NARRATIVOS DE ANIMAL TROPICAL
Gutiérrez. Jogo literário. Dança. Riso. Cuba
Neste trabalho são estabelecidos três vetores de análise para o estudo do romance Animal tropical (2000), do cubano Pedro Juan Gutiérrez. Desse modo, erguem-se como categoria de análise os conceitos de jogo literário, dança e filosofía de la risa, contextualmente aplicados à narrativa do terceiro romance gutierriano. Nessa diretriz, pondera-se sobre o direcionamento de jogo literário por intermédio de uma visão comparativa com a literatura de Julio Cortázar, em Rayuela (1988), cotejo do qual é advindo o conceito de matemática simbólica gutierriana. Como segundo direcionamento analítico, é estabelecida a definição de dança gutierriana, sendo esta uma estratégia de leitura que simboliza as discussões acerca do político e social na narrativa do escritor cubano. Por derradeiro, através do conceito de filosofía de la risa, cunhado em El nido de la serpiente, memorias del hijo del heladero (2006), realiza-se uma sequência argumentativa sobre as manifestações do riso, sob a lógica do perspectivismo nietzschiano em Animal tropical.