PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENEL DOS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSENEL DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 05/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

SAMO... Pedro Kilkerry, Jean-Michel Basquiat, das pilhagens ou o modus da crítica


PALAVRAS-CHAVES:

Samo. Pedro Kilkerry. Jean-Michel Basquiat. Pilhagens. Modus da crítica.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Na tese, analiso as repetições das formas como a crítica literária e cultural aborda a vida e a produção artística negra. A partir dos “casos” de Pedro Kilkerry, poeta simbolista santoantoniensse, do entre século XIX e XX, “ignorado” pela crítica literária brasileira, e do artista visual moderno negro estadunidense que teve uma “vida conturbada” nas últimas décadas do século XX, Jean-Michel Basquiat, refletirei sobre como determinados procedimentos da crítica se relacionama uma postura crítica arraigada em critérios deterministas ou, no limite, racistas, da crítica literária brasileira, para o caso de Kilkerry, e da crítica cultural e de arte, no “caso de Basquiat”. Emprestando a expressão, "Samo", same old shit, “a mesma merda de sempre”, utilizada por Basquiat para assinar as suas pinturas nos muros da Nova Iorque da década de 80, eu analiso essas “repetições”, essa continuidade, “a mesma abordagem de sempre”, de alguns procedimentos da crítica literária e cultural quando tratam desses artistas. A “repetição” observada por Basquiat e sintetizada no acrônico serve como “operador de leitura” na tese para se observar como a crítica cultural e literária, têm, nos casos desses artistas, se limitado  a considerar questões tais como: condições de vida miseráveis, alcoolismo ou consumo de drogas e entorpecentes, loucura ou genialidade, processos de alfabetização ou de “letramento artístico” não formais, contrastes opositivos tais como natureza/cultura e sentimento/pensamento, perturbações psíquicas e, principalmente, como esses artistas, via de regra, a despeito dessas questões constituem-se em “destaques” na cena artística e no cenário cultural de sua comunidade. Esse destaque, em geral, tem se dado levando-se em consideração, a negritude desses sujeitos como uma espécie de mercadoria que, para além das suas obras, também é comercializada, como forma de reforçar a ideia de “gênio”, encarando o artista negro como uma exceção. Investigo de quais formas essa crítica vem, historicamente, construindo arquivos sobre artistas negros de forma a privilegiar noções socioantropológicas sobre os mesmos em detrimento de abordagens mais cautelosas de suas obras. De modo geral, essa crítica tem considerado esses artistas como “insólitos”, “deslocados”, “acidentes”, “milagres”, “inadaptados”, “fora do lugar”. Nessa perspectiva, o objetivo que subjaz a pesquisa é “revirar” esses arquivos sobre Kilkerry e Basquiat, a fim de possibilitar a observação de      questões que obliteraram a “consagração” desses artistas e, no limite, pilham as suas experiências. Em linhas gerais, as abordagens críticas desses artistas tem se dado sobretudo em duas linhas de análise que detalho na tese como: a da tentativa de familiarização com artistas brancos, como forma de “dar coerência” e sentido a suas obras ou, com mais frequência, considerando esses artistas negros como uma “espécie de milagre”, um “acidente da natureza”. Teoricamente a discussão se sustenta principalmente pelas reflexões de Frantz Fanon, Pele negra, Máscaras brancas (2008), Os condenados da Terra (2022), Alienação e Liberdade (2020) – W.E.B Du Bois, As almas do povo negro (2021) – Achile Mbembe, Crítica da razão negra (2018), Necropolítica (2018) – Sueli Carneiro, A construção do outro como não ser como fundamento do ser (2005) – Saidiya Hartman, Vidas rebeldes, belos experimentos (2022) – Henrique Freitas, O arco e a arkhé (2016) e Frank B. Wilderson III, Afropessimismo (2021).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1304068 - RACHEL ESTEVES LIMA
Externo à Instituição - JORGE AUGUSTO DE JESUS SILVA - UESB
Externa à Instituição - CRISTIANE BRASILEIRO MAZOCOLI SILVA - UERJ
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 18:44
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