REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS CONTADAS E CANTADAS NAS LETRAS DAS MÚSICAS INTERPRETADAS PELA BANDA REFLEXU’S
Representação étnica. Identidades e Diferenças étnicas. Negritude. Branquitude. Expressões identitárias. Banda Reflexu’s.
Esta tese analisa expressões de identidades étnicas negras nas letras das músicas interpretadas pela Banda Reflexu’s entre os anos de 1987 a 1993 a fim de compreender como se deram naquelas músicas interpretadas pela referida banda as representações identitárias negras. Para tanto, as letras foram separadas por temáticas recorrentes como valorização das identidades étnicas negras, ancestralidade e religiosidade, e, por fim, as representações da mulher negra. Tratase de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente com pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, Feminismo negro e historiografia literária contemporânea. Para tanto, discutem-se os conceitos de representação (WOODWARD, 2014), identidade (HALL, 2003; MUNANGA, 2009a), diferença (HALL, 2003) e negritude (MUNANGA, 2009b; FERREIRA, 2021), a fim de compreender como tais representações contribuem para as construções discursivas das identidades étnicas, confronta-se o corpus selecionado a partir da identificação das temáticas mais recorrentes e como elas apresentam discursivamente negros e negras. O recorte aqui apresentado vai desde os registros de memória da Banda Reflexu’s encontrados em páginas digitais, análise das capas dos discos de vinil e depoimentos publicados em postagens de músicas em mídias digitais; a apresentação pelos principais conceitos utilizados neste estudo e, por fim, a análise das letras elencadas para este estudo. Aventa-se a hipótese, portanto, que os discursos presentes no corpus deste trabalho possibilitam pensar expressões identitárias negras naquele momento a partir da análise das letras, da importância da banda e o que representou na década de 90, como, mais de trinta anos após seu estopim, novos ouvintes recepcionam as letras e performance da banda e como tudo isso dialoga com as impressões da autora deste estudo que se apresenta em primeira pessoa do começo até o fim.