PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON CÉSAR DE SOUSA SOBRINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON CÉSAR DE SOUSA SOBRINHO
DATA : 19/09/2022
LOCAL: EDIÇÃO CRÍTICO-INTERPRETATIVA DOS MANUSCRITOS AUTOBIOGRÁFICOS DO DR. CAETANO LOPES DE MOURA

Esta pesquisa se alterna em força centrípeta e centrífuga de modo complementar para a realização da edição dos manuscritos autobiográficos do Doutor Caetano Lopes de Moura, natural da Bahia, tal como aparece no frontispício das obras que em vida publicou, sejam elas traduções, edições, paradidáticas, biografia, dicionários e compêndios, ou mesmo explicitamente como o autor. E também é com essa notícia, acerca da sua naturalidade, que o autor inicia seus manuscritos autobiográficos, acrescentando ao seu local e data de nascimento a informação de que é “pardo”, dado relevante para o que se seguirá. Acerca das tais forças acima mencionadas, elas dizem respeito aos objetivos a se ter com os manuscritos, seja pela aproximação (força centrípeta) que teremos com a sua materialidade ou realização de uma edição e – com essa – a possibilidade de seguirmos algum caminho para a leitura histórica do homem que ali se narrou, seja em relação àquele que historicamente fora narrado (força centrífuga) como um fato da memória intelectual e social nacionais. O movimento de afastamento e aproximação circular como propõem os movimentos apresentados através de forças possibilitará seguir o curso histórico conforme o nome do Dr. Caetano Lopes de Moura fora grafado em suas múltiplas formas.

Caetano Moura. Autobiografia. Edição interpretativa. Filologia

Caetano Moura. Autobiografia. Edição interpretativa. Filologia