Educação Linguística em língua inglesa em uma mirada pedagógica decolonial por meio da literatura de autoria negra e outras mídias
Decolonialidade; Ensino; Língua Inglesa; Literatura de Autoria Negra
A dissertação investiga a relação entre ensino de inglês na educação básica e no curso de Letras com Inglês da Universidade Federal da Bahia por meio da análise de currículos através dos pressupostos teóricos da pesquisa documental (FONSECA, 2002). Além disso, analisa, autoetnograficamente, experiências de ensino de inglês e, a partir desses insumos, propõe a construção de um projeto pedagógico para educação linguística em língua inglesa (LI), promovendo um descentramento das epistemologias do Norte global ao utilizar literatura de autoria negra e outras mídias como material didático referenciado nos saberes do Sul. Os espaços pensados para implementação dessa proposta são a educação básica, mais especificamente o ensino médio, e o ensino superior, mais explicitamente, cursos de graduação em Letras com Inglês. Essa proposta é definida com base em reflexões críticas sobre o ensino de inglês, a colonialidade (QUIJANO, 2002; 2007) presente em métodos predominantes de ensino de língua inglesa (KUMARAVADIVELU, 2003) e a partir da análise das experiências de ensino às quais aludi.