Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA PINHEIRO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA PINHEIRO PEREIRA
DATA : 17/12/2021
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota

O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA PLURICÊNTRICA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUE E MULTICULTURAL: INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA ALEMANHA.

Línguas pluricêntricas; Português língua de herança; Português língua estrangeira; Educação plurilíngue.

Esta tese propõe-se a investigar o ensino de português como língua pluricêntrica em contextos bi-/multilíngue e bi-/multicultural na Alemanha. Pretende-se, assim, promover e analisar práticas de ensino de português como língua de herança em um contexto multi/plurilíngue em uma perspectiva pluricêntrica e desenvolver estratégias de ensino que promovam uma maior identificação dos aprendizes com a sua língua em contexto de diáspora. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e sob um viés etnográfico, utilizará como instrumentos e procedimento de pesquisa questionário, entrevista semiestruturada, observação de aulas e análise das intervenções didáticas com os professores de português, bem como os materiais didáticos de português utilizados pelos professores em espaços de ensino formais e informais nos países de língua alemã. Os sujeitos da pesquisa serão os professores de língua portuguesa que lecionam nessas cidades. O aporte teórico da linguística aplicada será utilizado como subsídio para reflexão sobre o ensino/aprendizagem de línguas de herança, bi- e plurilinguismo e línguas pluricêntricas como base para as discussões dos dados gerados pela pesquisa. A implementação de novas abordagens de ensino, que levem em consideração os sujeitos em contexto de língua de herança, é fundamental para uma maior relação de pertencimento desses aprendizes na diáspora e para o seu desenvolvimento escolar. Assim, espera-se que os resultados desta pesquisa apontem para novos direcionamentos nas abordagens didáticas para o ensino de português como língua pluricêntrica.

Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 213.679.678-05 - MARIA LUISA ORTIZ ALVAREZ - UnB