Banca de DEFESA: ROBERTO CESAR REIS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTO CESAR REIS DA COSTA
DATA : 29/10/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

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Linguística Aplicada – Abordagem Intercultural. Filosofia – Pensamento Complexo. Educação de Surdos. Bilinguismo. Ensino de Português.


PÁGINAS: 406
RESUMO:

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Esta tese tem como objetivo principal, através da análise e discussão sobre
pressupostos teóricos, propor práticas pedagógicas para o ensino de português como
segunda língua para surdos na perspectiva da abordagem intercultural. Inserida no
campo teórico da Linguística Aplicada, a pesquisa caracterizou-se como um estudo
bibliográfico, interdisciplinar e com fulcro em análises qualitativo-interpretativistas e
hermenêutico-fenomenológicas. Para a constituição do quadro teórico, foram
discutidos: o histórico do ensino de português para surdos no Brasil; os desafios e
questões emergentes a partir de uma leitura dos diplomas legais; as nossas
concepções de língua(gem), cultura e identidade; e reflexões teóricas a partir do tópico
‘educação bilíngue para surdos’. Qualitativa e quantitativamente, foram examinadas
as teses e dissertações publicadas no Brasil no período de 1996 a 2019. E,
qualitativamente, foram analisadas as propostas curriculares para o ensino de língua
portuguesa para surdos, considerando os seguintes documentos: São Paulo (2008;
2019); Portugal (2011); Faria-Nascimento et al. (2021); Moreira et al. (2021); Pereira
et al. (2021); Silva et al. (2021); Bernardino et al. (2021); e Cruz et al. (2021). A partir
das análises realizadas, vislumbrou-se a proposição de um currículo para o ensino de
português para surdos à luz do pensamento complexo. E, ainda na perspectiva do
pensamento complexo, discutiu-se a formação de professores de português para
surdos. Em prosseguimento, são estabelecidos os princípios de uma abordagem
intercultural, bem como as práticas pedagógicas para o ensino de português para
surdos dentro desta abordagem. Apresentadas como reflexões não-terminativas, as
considerações finais apontam a necessidade e urgência de
implantação/implementação de políticas públicas para uma educação linguística que
reconheça e valorize a língua portuguesa e as línguas de sinais de modo equânime.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SUELI DE FÁTIMA FERNANDES - UFPR
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Presidente - 283007 - ELIZABETH REIS TEIXEIRA
Externo à Instituição - GLAUCIO CASTRO JUNIOR - UnB
Externa ao Programa - 1989059 - NANCI ARAÚJO BENTO
Notícia cadastrada em: 28/10/2021 12:42
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