LETRAMENTO CONTRA-COLONIAL:
proposições pedagógicas para o ensino de língua portuguesa
Letramento contra-colonial, Estudos descoloniais, Interculturalidade.
Nesta pesquisa, estabeleço diálogos críticos com o campo dos estudos descoloniais para pensar a respeito da cultura da violência colonial, desde a sua conformação como sistema político até os rearranjos contemporâneos, refletindo como essa matriz de poder incide sobre as relações sociais no Brasil. Dessa forma, aponto a necessidade de pensar práticas pedagógicas descoloniais e interculturais no contexto do ensino de língua portuguesa. Para tanto, conceituo e apresento uma proposta de letramento contra-colonial com o objetivo de delinear uma abordagem culturalmente sensível, crítica e criativa para o ensino de língua portuguesa. A proposta do letramento contra-colonial dialoga com o Letramento crítico para utopia (BEVILÁQUA e LEFFA, 2020), Letramento racial crítico (FERREIRA, 2014), Letramentos multissemioticos, multiculturais e críticos (ROJO, 2009), Letramento de reexistencia (SOUZA, 2011/2016). Esta pesquisa desenvolve uma metodologia qualitativa de cunho interpretativista, bem como se caracteriza como uma pesquisa de desenvolvimento, uma vez que propõe e analisa um material de apoio pedagógico. A partir desta investigação, pretende-se contribuir para o campo da Linguística Aplicada, dos Estudos Descoloniais e dos Novos Letramentos. Além disso, ao propor, compartilhar e refletir sobre um material de apoio pedagógico para o ensino de língua de portuguesa espera-se contribuir para que professores(as) tenham em mão um material potencialmente descolonial e intercultural, com atividades que possam ser replicadas e/ou sirvam de inspiração para elaboração de outras atividades.