Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE JESUS LESSA CENSI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA DE JESUS LESSA CENSI
DATA : 06/09/2021
LOCAL: online

(DES)CAMINHOS DOS MULTILETRAMENTOS E APLICATIVOS MÓVEIS: POR PRÁTICAS OUTRAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE INGLÊS

Multiletramentos. Aplicativos Móveis. Ensino Remoto Emergencial. Língua Inglesa. Escola Pública

Esta pesquisa refere-se ao uso de tecnologias digitais e aplicativos móveis, inspirado pela perspectiva dos multiletramentos (CADZEN; et al, 1996; COPE; KALANTZIS; 2009; ROXO; MOURA, 2012 ), em um contexto de ensino remoto emergencial de inglês. Há o intuito de identificar e compreender questões emergentes a partir dos usos de aplicativos móveis por uma professora pesquisadora e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, participantes da investigação e de um cenário de educação inédito gerado pela pandemia da CoViD-19. Os atores do cotidiano de uma escola pública situada em Feira de Santana, Bahia, e os apps por eles utilizados são vistos e pesquisados, sobretudo, em suas relações humano-não-humano para a produção de dados sob o viés de (des)caminhos da pesquisa pós-qualitativa (HERNÁNDEZ Y HERNÁNDEZ; BENAVENTE, 2019; GONZÁLEZ; SEGOVIA, 2019; ST. PIERRE, 2018; ULMER, 2017). Apesar de constituírem uma investigação em andamento, alguns dados já ressaltaram o choque entre fins mercadológicos e necessidades e interesses pedagógicos quanto aos apps, além da premissa de que independente do recurso didático que se utilize, a mediação e o papel do professor são insubstituíveis.

Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Interno - 1857628 - FABIANO SILVESTRE RAMOS