Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BARROS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA BARROS SANTOS
DATA : 16/08/2021
LOCAL: Instituto de Letras - defesa Remota

“Rugir é o meu desejo de gritar”. Vozes afro latinas na formação de professores de língua espanhola. Grito ou silêncio?

Formação de professores de Espanhol; Interculturalidade; Culturas Afro latinas.

O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal a reflexão crítica sobre os mecanismos que excluem/apagam culturas e consequentemente identidades afro latinas do espaço de debate e reflexão do processo de formação de professoras e professores de língua espanhola na Universidade Federal da Bahia, espaço de experiências, observações e discussões, que se apresenta como um território diaspórico e de epistemologias outras, que partem de caminhos que não o do norte. Para alcançar os objetivos, a pesquisa será construída a partir de arcabouço teórico, tais como: a Linguística Aplicada e o ensino/aprendizagem de língua estrangeira/espanhol; a presença/ausência de autores negres na formação de professores em língua espanhola e a Interculturalidade no processo de formação de professores. Proponho esta discussão a fim de demonstrar a relevância e a necessidade de pôr em prática uma ideia de cultura/língua para além da hegemonia espanhola e da mesma rota silenciadora de aprendizagem, pois como afirma Almeida (2019), o racismo não se resume a comportamentos individuais, mas, também, a partir do funcionamento das instituições, que atuam em uma dinâmica que confere desvantagens e privilégios com base na raça. O estudo será realizado a partir da abordagem qualitativa e interpretativista e serão utilizados os seguintes métodos e instrumentos: leitura e análise de programas de disciplinas de literaturas e letramentos do curso de licenciatura em Língua espanhola e das suas ementas. Para fundamentar as discussões, me apoiarei nos seguintes referenciais teóricos: Almeida (2019); Paraquett (2009); Machado (2006); Souza (2017); Munanga (2019); Santos (2001, 2009), entre outros, que foram selecionados, propositalmente, por fugirem de referenciais nortistas, que de alguma maneira desumanizam nossas identidades. Como resultado, espero que haja (re)conhecimento das identidades afro latinas como potências que auxiliam na formação de professores do curso de LE dentro da Universidade Federal da Bahia e a reflexão nas atuações dos mesmos em quaisquer que sejam os espaços de ensino/aprendizagem, de modo que essas práticas sejam relacionadas às diversas realidades que eles poderão encontrar.

Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Externa ao Programa - 565.348.091-68 - CLEIDIMAR APARECIDA MENDONÇA E SILVA - UFG
Externa ao Programa - 233.648.905-87 - TEREZINHA OLIVEIRA SANTOS - UFOB
Notícia cadastrada em: 13/08/2021 17:17