Banca de DEFESA: TATIELLE GOMES RODRIGUES

DISCENTE : TATIELLE GOMES RODRIGUES
DATA : 29/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual Skype: https://join.skype.com/rBfhrLOvVSBS

A projeção do ethos na iniciação à docência: Proposta de análise da imagem do professor em formação no PIBID-Letras da UFBA

Discurso; Ethos; Formação Docente; PIBID

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a projeção do ethos no discurso de Bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Buscou-se analisar a proposta de formação docente do PIBID através de editais da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e editais da UFBA; refletir sobre o conceito de ethos, no que tange às diversas concepções abordadas por autores da área, elencando o ethos desde a retórica, até o ethos no âmbito da linguística, para entender os ethé projetados pelos bolsistas de ID durante a sua experiência na formação docente; observar a prática do PIBID Letras da UFBA e analisar o ethos discursivo e pré-discursivo, ethos dito e ethos mostrado de bolsistas de ID e suas percepções acerca da formação inicial à docência, além de propor uma nova forma de avaliar a formação docente do programa através dos discursos de bolsistas de ID. Investigou-se textos produzidos por bolsistas de ID, cujos gêneros discursivos referem-se às anotações pessoais, artigo científico, diário de bordo, plano de aulas, plano de atividades, relatório e resumo, com a finalidade de analisar a projeção do ethos revelada nos enunciados, considerando também o contexto dos bolsistas em momentos de formação e práticas docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, no que tange às noções de ethos propostas por Maingueneau (2005, 2008a, 2008b, 2013, 2015). A pesquisa possui natureza qualitativa interpretativista, de caráter exploratório, composta pelos corpora que consistem nos textos produzidos pelos bolsistas de ID durante a formação docente. O estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico de categorias teóricas, baseado no ethos para a Análise do Discurso. Esta pesquisa mostrou que o processo formativo e a prática docente do PIBID contribuíram para a revelação do ethos observador e de futuro docente, além de revelar posições diferentes dos bolsistas acerca da mesma metodologia adotada pela professora em sala de aula. Também foi possível identificar que nos textos com discursos formais foram projetados ethé de futuros docentes engajados nos assuntos educacionais e no ensino de Língua Portuguesa, diferente dos textos com discursos informais, em que os bolsistas apontavam críticas em relação ao programa e à metodologia utilizada pela professora. Além disso, identificou-se que os relatórios cobrados pelo programa não foram suficientes para avaliar o bolsista em relação à sua formação docente, pois esse gênero discursivo visa atingir um público alvo específico, a partir de um formato técnico, que dificulta os bolsistas de apresentarem suas críticas ao programa, uma vez que eles buscam mostrar a melhor versão de si enquanto futuros professores, pois sabem que são avaliadas através desses documentos.

Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interna - 3062795 - ADRIANA SANTOS BATISTA