Banca de QUALIFICAÇÃO: GERSICA ALVES SANCHES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERSICA ALVES SANCHES
DATA : 16/06/2021
LOCAL: ILUFBA

ENTRE ORALIDADE E ESCRITA, UMA FILOLOGIA EM PERSPECTIVA DESCOLONIAL: ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DE TEORIAS FILOLÓGICAS

Estudos Filológicos. Epistemologia. Escrita. Oralidade. Teoria Oral. Descolonialidade.

Esta tese apresenta-se como um exercício epistemológico no âmbito dos estudos filológicos, tendo como objetivo principal compreender de que maneira a predileção dos mesmos pela escrita acarretou e acarreta implicações em sua própria episteme e teorias, mesmo na contemporaneidade. Por isto, fazemos, primeiramente, um panorama histórico de práticas de leitura e de escrita, buscando localizar quem são esses que escrevem e leem em diferentes períodos, a fim de fazer notar que, ao priorizar tradições textuais transmitidas pela escrita, a filologia rechaça as tradições textuais provenientes de determinados grupos e/ou povos que têm na oralidade sua forma mais genuína de expressão cultural e intelectual, haja vista as matrizes culturais brasileiras ameríndias e africanas. Na sequência, revisitamos os conceitos basilares dos estudos filológicos: língua, texto e cultura, com o propósito de observar neles atravessamentos das principais teorias linguísticas e entrevendo, por vezes, um alinhamento a projetos de saber mais próximos de uma perspectiva hegemônica. Como um estudo epistemológico, acolhemos algumas das contribuições da Teoria Oral para pensar de que maneira um estudo filológico que integre à sua prática a tradição oral demandará uma proposição de novas teorias e métodos. Finalmente, a partir de uma perspectiva descolonial, pretendemos propor uma teoria filológica tramada entre a oralidade e a escrita, compreendendo-as como vias, muitas vezes entrecruzadas, de constituição e transmissão de tradições textuais sobre as quais devem se debruçar os estudos filológicos, realizando um exercício efetivamente crítico.

Presidente - 2509662 - ALICIA DUHA LOSE
Externo(a) ao Programa - 1083322 - ROSA BORGES DOS SANTOS