PEDAGOGIA CRÍTICA EM AÇÃO: uma experiência de intervenção no ensino de língua inglesa
Ensino de língua inglesa; Princípios pedagógicos freireanos; Práxis docente crítica.
Com o objetivo de averiguar os efeitos causados pela aplicação dos princípios pedagógicos freireanos na sala de aula de língua inglesa (LI), esta pesquisa-ação se desenvolveu em três realidades escolares distintas no município de Itapetinga/BA: uma escola pública federal, uma escola pública estadual e uma escola privada municipal. Inserida na área da Linguística Aplicada, esta pesquisa está ancorada no conceito de língua como prática social (MENDES, 2010), pretende ser parte das Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016) e relaciona a Pedagogia Crítica de Paulo Freire (1967, 1987, 1996) ao Ensino de Língua Inglesa. Com uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista, a presente investigação se desenvolveu ao longo de oito meses em colaboração com um docente de LI e uma turma de 3º ano do Ensino Médio de cada escola participante. A intervenção pedagógica foi composta de quatro fases – preliminar, reflexão e planejamento, intervenção e avaliação – e demonstrou, na prática, o potencial que resguarda a Pedagogia Crítica Freireana para a construção de uma práxis docente crítica. Problemas como alienação política e ideológica frente à LI e seu ensino, desinteresse e ausência de engajamento discente durante as aulas e prática pedagógica descontextualizada podem ser dirimidos por meio do conhecimento e aplicação dos princípios freireanos, quais sejam: Intencionalidade e Autorresponsabilidade; Curiosidade epistemológica; Dialogia; Respeito ao educando; Leitura de mundo; A educação é ideológica; Criticidade e Educar para libertar. Como resultado, os princípios se provaram efetivas ferramentas formativas teórico-práticas na construção de uma práxis docente crítica em prol da formação de cidadãos reflexivos e socialmente engajados, a começar do professor