(DES)DRAMATIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ensino. Aprendizagem. Língua inglesa. EJA. Dramatização.
Esta dissertação foi ancorada nos paradigmas teóricos da Linguística Aplicada e objetiva
investigar como o uso da dramatização pode favorecer o ensino da língua inglesa na Educação
de Jovens e Adultos. Esta proposta pretendeu envolver os estudantes em uma dinâmica
diferenciada das aulas puramente expositivas. Trata-se de um trabalho acadêmico que tem,
como fundamentação teórica, autores como Paulo Freire (2007), Lev Vygotsky (1998),
Stephen Krashen (1985), Gillian Ladousse (1987), Nogueira e Nodal (2017), entre outros.
Segundo esses teóricos, a reflexão sobre o processo de aprendizagem nos instiga ao
desenvolvimento de um pensamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo,
apontando, assim, caminhos para uma aprendizagem mais significativa. O estudo, de cunho
etnográfico, realizado com 52 estudantes do Colégio Estadual Vera Lux, visou investigar
através da dramatização quais foram as percepções dos estudantes em relação ao seu
desenvolvimento linguístico comunicativo na língua inglesa, e como ele favorece a inclusão, a
integração e sua autonomia. A relevância deste trabalho reside no fato de que ele pode
contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa na
escola pública, especificamente na Educação de Jovens e Adultos.