Banca de DEFESA: SARA OLIVEIRA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA OLIVEIRA DA CRUZ
DATA : 18/10/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESAS DO ILUFBA
TÍTULO:

FIZ UM BLOG, E DAÍ?

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/SEGUNDA LÍNGUA EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL E CRÍTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Português como língua estrangeira/segunda língua. Perspectiva Intercultural e Crítica. Tecnologias digitais.


PÁGINAS: 262
RESUMO:

Este estudo propõe o uso do blog como um ambiente favorável ao ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua em perspectiva intercultural e crítica. Inicialmente, buscamos refletir sobre a experiência de uso dessa tecnologia digital durante o período em que a pesquisadora atuou como professora em formação no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), com vistas a ressignificá-la. A partir dessas reflexões, por meio da proposição de um conjunto de atividades, visamos desencadear experiências interculturais que pudessem potencializar o uso dessa tecnologia em uma perspectiva sensível às culturas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (MENDES, 2008). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com recortes autoetnográficos, que gerou dados a partir de entrevistas, anotações no diário de campo e relatórios de estágio. Esses dados foram gerados tendo a participação de professores em formação de PLE/L2 que atuavam em dois programas da Universidade Federal da Bahia (UFBA): Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e Programa Especial de Monitoria de Português como Língua Estrangeira (PROEMPLE). Os principais resultados desta pesquisa apontam para lacunas no processo de formação desses professores, devido à assimetria nas orientações e abordagens dos coordenadores/professores formadores durante a graduação em Letras em Português como Língua Estrangeira. Ademais, mostram que utilizar o blog nas aulas de PLE/L2, em uma perspectiva intercultural e crítica, pode contribuir para a formação de professores mais reflexivos, mais sensíveis às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, uma vez que se trata de um ambiente rico e produtivo para ensinar a própria língua materna como LE/L2, sendo este resultado de um conjunto de ações que envolve professores formadores, professor em formação, aprendizes e sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interno - 283817 - IRACEMA LUIZA DE SOUZA
Interno - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externo à Instituição - KALINE ARAUJO MENDES - UNILAB
Notícia cadastrada em: 30/09/2019 20:08
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