Banca de DEFESA: LENILZA TEODORO DOS SANTOS MENDES

DISCENTE : LENILZA TEODORO DOS SANTOS MENDES
DATA : 29/10/2018
LOCAL: IL/UFBA

CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA

Palavras-chave: Crenças de professores. Competência comunicativa. Perspectiva intercultural. português língua materna. Linguística Aplicada.

Considerando que o conceito de crenças é muito importante para o ensino-aprendizagem de línguas, tendo em vista que sua conscientização poderá redundar em mudanças positivas na prática dos professores, principalmente porque “as crenças exercem um forte impacto em nosso comportamento” (BARCELOS, 2006, p. 25), o principal objetivo desta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico consiste em investigar as crenças de professores sobre a competência comunicativa e perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de português língua materna, face à realidade da sala de aula, dos documentos orientadores e dos materiais didáticos utilizados em algumas escolas estaduais de Itabuna. Para alcançar tal objetivo, nós contamos com a participação de 10 (dez) professoras colaboradoras da pesquisa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um questionário sobre crenças, uma entrevista semiestruturada, registro etnográfico por meio de notas de campo em sala de aula e narrativas autobiográficas. Realizamos também a análise de 2 (dois) livros didáticos que estavam sendo utilizados nas escolas estaduais no momento da pesquisa e verificamos o tratamento desse tema nos principais documentos balizadores do ensino de português língua materna do Ensino Médio. Os resultados  da pesquisa apontam para a necessidade de incluir a reflexão crítica sobre as crenças inerentes à competência comunicativa e perspectiva intercultural sob o viés da Linguística Aplicada, nos cursos de formação e em sala de aula de português língua materna, ensejando a problematização das diferenças e identidades, o foco no uso significativo da língua e o reconhecimento do protagonismo da linguagem na construção de uma sociedade mais pacífica, justa e solidária.

Interno - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interno - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES