DESENVOLVIMENTO FONÉTICO-FONOLÓGICO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Síndrome Congênita do Zika Vírus; Desenvolvimento linguístico; Desenvolvimento fonético-fonológico; Alfabetização e letramento.
Entre os anos de 2015 e 2016, o Brasil enfrentou uma epidemia do vírus Zika que resultou em um expressivo número de crianças nascidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Essa síndrome, decorrente da infecção pelo vírus Zika durante a gestação, pode ocasionar um padrão de múltiplas deficiências no feto, impactando significativamente seu processo de desenvolvimento linguístico. Considerando que esses indivíduos estão atualmente em idade escolar, o desenvolvimento fonético-fonológico, dada sua estreita relação com o processo de alfabetização e letramento, emerge como área crucial que necessita de estudos aprofundados. Nesse contexto, este projeto propõe uma investigação no campo de estudos da Aquisição da Linguagem sobre o desenvolvimento fonético-fonológico dos indivíduos com a SCZV. O principal objetivo é realizar uma revisão integrativa acerca desse desenvolvimento em crianças com a SCZV. Os objetivos específicos compreendem desde o levantamento abrangente de estudos sobre o tema, sob a metodologia da revisão integrativa de literatura, até a análise da consciência fonológica e seu impacto na alfabetização, passando pela necessidade de reconhecermos esses processos enquanto dinâmicos e complexos, influenciados por uma variedade de fatores biológicos, cognitivos e sociais. Vale ressaltar que mesmo após a epidemia de vírus Zika, outras crianças com a síndrome continuam nascendo, o que reforça a importância contínua deste tipo de pesquisa. Esperamos, assim, contribuir para a reflexão e o aprimoramento das práticas de linguagem, especialmente em contextos educacionais voltados para essas pessoas, além de apontar lacunas e sugerir possibilidades de futuras investigações relacionadas às temáticas aqui abordadas.