“DONA DE MIM”: os discursos sobre mulher em textos de mídias sociais
mulheres, discurso, redes sociais
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os discursos midiáticos se apropriam de discursos feministas, recontextualizando-as e ressignificando-as para a formulação de novos/outros discursos sobre mulher, feminino e feminilidade. Caracteriza-se como um estudo analítico interpretativo, que tem seu corpus constituído de propagandas veiculadas pela ONU Mulheres em 2014, com uma campanha intitulada #HeforShe, que visava a reenergização do papel das mulheres e dos homens nas lutas em prol da igualdade de gênero, e do programa “Cartas para Eva”, lançado em 2020, pela Globoplay, a partir de uma carta da apresentadora Angélica para a sua filha Eva como celebração ao Dia Internacional da Mulher. Por trazerem em evidência em seus discursos os termos mulher, feminismo, feminina é que esses objetos foram selecionados para a análise. Assim, entendendo o lugar da Análise do Discurso (Michel Pêcheux; Eni P. Orlandi) bem como dos estudos da Enunciação (Emilie Benveniste; Eduardo Guimarães) em avanços no Brasil, optamos por dialogar com as teorias no intento de contribuir de forma elucidativa com o objetivo geral e com os objetivos específicos, com ênfase a conceitos como: Formações Imaginárias, Interdiscurso e Formação Discursiva, Memória Discursiva, Condições de produção, Enunciação e Polifonia. Serão mobilizados ainda estudos no campo das teorias feministas com enfoque às interseções entre raça, classe e gênero (Bell Hooks, Judith Butler, Simone de Beauvoir), para que se possa compreender a trajetória de surgimento e os encaminhamentos dos movimentos, bem como a história do ser mulher, e auxiliar nas análises que serão feitas.