Que inglês é esse que eu quero saber: uma afroeducação plurilingue e decolonial na Escola Afro-brasileira Maria Felipa |
Educação Bilíngue. Educação Linguística em Língua Inglesa. Decolonialidade. Afrocentricidade.
Diante do crescimento das escolas ditas bilíngues no Brasil e do impacto comercial e social
gerado por essa expansão, esta dissertação se volta para uma escola afro-brasileira situada em
Salvador, cidade mais negra fora de África, com o propósito de conhecer as possibilidades de
olhares outros (Matos, 2022) para a educação bilíngue no país. Nesse cenário, o objetivo
principal é adentrar nas particularidades desse contexto educacional a fim de investigar como
se configura uma educação bilíngue decolonial e afrocentrada da referida escola. A abordagem
metodológica é de natureza qualitativa, sendo adotado o estudo de caso etnográfico como
estratégia de pesquisa. São utilizados como instrumentos de pesquisa observações de aulas e
entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica, a fim de gerar dados sobre processo
educacional e práticas pedagógicas. O referencial teórico é composto por estudos acerca da
Educação Bilíngue (Megale, 2005, 2018, 2019; García, 2009; Liberali et al., 2022, dentre
outras) Decolonialidade (Gonzalez, 1988, 2018; Mignolo, 2007; Maldonado-Torres, 2016;
Quijano, 1992; Carneiro, 2005; Bernardino-Costa, 2018; Grosfoguel, 2018; Fanon, 2008;
Santos, 2001; Gomes, 2018, Bispo Dos Santos, 2023, dentre outras) e Afrocentricidade
(Nascimento, 2009; Finch Iii, 2009; Mazama 2009; Asante, 2014; Noguera, 2010; Njeri, 2020,
dentre outras). Nesse escopo, analiso a proposta pedagógica bilíngue (português-inglês)
adotada pela escola, com o intuito de compreender as concepções decoloniais e afrocentradas
que orientam as práticas pedagógicas das docentes. Para tanto, o Projeto Político-Pedagógico
(PPP) da instituição também é analisado com o propósito de averiguar de que modo esse
documento se materializa na sala de aula de língua inglesa. Por fim, reflito sobre “uma
educação linguística alinhada com uma perspectiva crítica e insurgente” (Mendes, 2022) a fim
de contribuir com os estudos na área da Linguística Aplicada com foco na Educação Bilíngue.