Banca de DEFESA: CLEITON GAUDÊNCIO VIEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : CLEITON GAUDÊNCIO VIEIRA DOS SANTOS
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Sala de defesas Instituto de Letras

“  QUERO SUMIR  ”: ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS ÀS IDEAÇÕES SUICIDAS NA REDE SOCIAL X (TWITTER)

Avaliatividade. Discurso. Ideação suicida. Redes sociais digitais. Saúde pública. Suicídio.

Nesta pesquisa, investigo o fenômeno do suicídio no contexto brasileiro, reconhecendo-o como um problema de saúde pública. Com isso, destaca-se a relevância da identificação de sinais, especialmente as ideações suicidas, que frequentemente precedem a consumação desse ato, manifestando-se através de pensamentos que podem ser expressos de maneiras diretas ou indiretas, como frases que indicam a vontade de morrer ou o desejo de desaparecer. Desse modo, a expressão "quero sumir" é destacada como uma possível preditora de ideação suicida, sendo menos associada a memes e, portanto, mais apropriada para análises. Com isso, o estudo tem o objetivo principal de analisar os discursos dos comentários (reações afetivas) postados em tweets do X (antigo Twitter) que apresentaram essa formulação, a partir dos recursos da Avaliatividade e da Interdiscursividade, com intenções secundárias de discriminar discursos e dispositivos ideológicos que são utilizados pelos comentaristas, além de observar a existência de incentivo para a busca de ajuda profissional e contribuir no levantamento de dados para a prevenção do suicídio. Para isso, utilizando-se da abordagem teórico-metodológica dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), a pesquisa se baseia na relação sociodiscursiva apresentada por Fairclough (2003), concebendo o discurso como um espaço de lutas sociais. Ademais, através da análise de 12 tweets e seus respectivos 47 comentários publicados na plataforma X, são utilizados os recursos da Avaliatividade (através da região de sentimento “afeto”) proposta por Martin e White (2005) e da categoria analítica Interdiscursividade de Fairclough (2003). Sendo assim, a análise revelou a presença de diferentes tipos de discursos nos comentários, como o capitalista, religioso, romântico, negacionista da ciência, hedonista, de esperança e otimismo, e meritocrático. Além disso, a eficácia da categoria Avaliatividade, especialmente na dimensão do afeto, é evidenciada, destacando os efeitos de gradação e avaliação do afeto na representação dos aspectos emocionais das interações. Observou-se, ainda, uma efetiva relação entre eventos, práticas e estruturas sociais, destacando-se o caráter negociador dos comentários. Também, notou-se que a expressão "quero sumir" desencadeou turnos conversacionais, capazes de moldar as interações, estabelecendo posições de poder nas redes sociais. Outrossim, a exposição de configurações culturais distintas diante das manifestações de ideações suicidas, suscitou emoções relacionadas ao conjunto (in)segurança. Finalmente, a pesquisa foi concluída com o reforço da complexidade da análise discursiva e da necessidade de aprofundamento nas investigações sobre discursos relacionados ao suicídio. Destaca-se também, a importância de compreender não apenas as nuances dos discursos, mas também a dimensão emocional subjacente nas interações online, visto que essa compreensão integral é vital para a prevenção eficaz do suicídio em plataformas de redes sociais digitais.

Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1675144 - JOSE CARLOS SANTOS RIBEIRO - UFBAExterna à Instituição - ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS - UFES
Notícia cadastrada em: 01/02/2024 15:45