Banca de DEFESA: MICHELE JATOBÁ PEREIRA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE JATOBÁ PEREIRA DE ALMEIDA
DATA : 21/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO:


TRABALHO DOCENTE, ENSINO REMOTO E LETRAMENTO DIGITAL: MEMÓRIAS PANDÊMICAS EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO INTERIOR DA BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho docente; Letramento digital; Ensino remoto; Pandemia de Covid; Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

A presente pesquisa, situada na área  da Linguística Aplicada, foi desenvolvida com o objetivo de Identificar de que modo a ausência/ presença dos letramentos digitais impactou  nas vivências e nas práticas pedagógicas mediante a adoção do ensino remoto implementado durante a pandemia da COVID-19, em um Colégio Estadual da Rede Pública no interior da Bahia. Para tanto, este estudo foi guiado pelas seguintes perguntas suleadoras: De que modo a rotina das/dos docentes foi impactada pela  transição do ensino presencial para o ensino remoto na vida das docentes do Colégio Estadual de Junco durante o período de isolamento instaurado pela pandemia da COVID-19? Como a formação docente inicial e/ou continuada possibilitaram o desenvolvimento do letramento digital nas aulas do Colégio Estadual de Junco? Como as docentes experienciaram os multiletramentos durante a adoção do ensino remoto? Nesse sentido, a fim de atender aos questionamentos da pesquisa, a rota metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, sob uma perspectiva autoetnográfica, uma vez que é propósito também investigar os aspectos subjetivos, sociais e comportamentais das pessoas envolvidas. Para tanto, a combinação de diferentes instrumentos de geração de dados possibilitam explorar também a minha própria experiência diante das vivências e transformações impostas durante o período pandêmico e o ensino remoto, a saber: estudo dos documentos, como os decretos e portarias implementadas durante a adoção do ensino remoto. Além dos questionários que deverão respondidos pelas participantes da pesquisa, incluindo a pesquisadora; entrevista Semiestruturada e individualizadas e  a rodas de narrativas memorialísticas acerca do período pandêmico. Os resultados demonstraram o quanto foi desafiador ser professora na pandemia da COVID. Também percebeu-se  o quanto ainda é preciso investir na formação docente, uma vez que na condição de professoras precisamos estar em constante aprendizado. Quanto aos impactos investigados na práxis pedagógicas acerca dos multiletramentos, notou-se que toda a nossa rotina profissional, pessoal, precisou ser modificada. Diante disso, nos aproximamos mais dos letramentos digitais diante da necessidade e o uso de ferramentas como Google Meet, Google Clasroom, Youtube, Moodle, Zoom, Hangout, WhatsApp, Instagram e outras que foram incorporadas nas nossas práticas pedagógicas.


 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2615558 - CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE SOUSA
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Externa à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 18:59
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