O ENSINO DO PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU: PRÁTICAS DOCENTES E MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO
Guiné Bissau. Ensino de português. Materiais didáticos. Ensino Médio
Nessa dissertação discuti ensino de língua portuguesa e o material usado para conduzir aula de português na Guiné-Bissau, material esse que, frequentemente, fragmenta os eixos de ensino, leitura e produção textual, e traz o ensino de gramática voltado para a prática tradicional/normativa, o que dificulta o aprendizado dos alunos. O quotidiano da maioria desses alunos é predominado pelo uso das suas línguas étnicas (línguas maternas). Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivos: Descrever como se dá o ensino de língua portuguesa e os usos do material didático na Guiné-Bissau, em especial no ensino médio; discutir como a inclusão das línguas étnicas no ensino pode contribuir para a resolução de problemas de aprendizado; identificar a cultura e a identidade guineense no material didático do PPPLE. Dessa forma, tomei como referencial teórico os autores que defendem o ensino de língua baseado no contexto sociocultural do aluno, Ntchala Cá (2019), Mendes (2016) e Candau (2008). A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa qualitativa aplicada de cunho etnográfico, Gil, (2010); Silva; Menezes (2005), em que foi feita análise documental dos dados gerados nas unidades guineenses do PPPLE e a das entrevistas produzidas com os professores do Liceu Nacional Kwame Nkrumah. Como resultados alcançados, identifiquei que nos quinze materiais didáticos do PPPLE, as atividades foram elaboradas e baseadas no contexto sociocultural guineense, o que caracteriza o material como autêntico, com potencial de superar as metodologias e materiais gramaticalistas predominantes no ensino médio da escola observada no contexto guineense.