Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELMA VIEIRA CAJAZEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELMA VIEIRA CAJAZEIRA
DATA : 13/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES, CRENÇAS E IDENTIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS QUE ATUAM NO CHÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM EUNÁPOLIS-BA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Inglês. Saberes docentes. crenças e identidades. Práticas
pedagógicas. Formação continuada de professores.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar a influência dos saberes docentes, crenças e
identidades nas práticas pedagógicas descritas nas narrativas de professores de inglês
que atuam no chão das escolas públicas de Eunápolis-BA. É de interesse desse estudo
alcançar, principalmente, professores de inglês oriundos de cursos de formação
continuada, entendendo que cursos dessa natureza possibilitam ao professor reflexão
constante sobre teorias e prática de ensino, podendo ocasionar mudanças em seu fazer
pedagógico. Esta proposta surgiu a partir do resultado de leituras e vivências como
pesquisadora em Linguística Aplicada (LA) e professora de Língua Inglesa da rede
pública, em Eunápolis-Ba, diante do contexto de ensino e aprendizagem vivenciado por
professores e alunos nas escolas desse município. É uma pesquisa qualitativa de cunho
etnográfico e foi efetivada por meio da pesquisa de campo. Os dados foram gerados por
etapas e analisados à luz da LA com base na triangulação de narrativas e entrevista
composta de perguntas semiestruturadas, respondidas pelos professores colaboradores.
A análise preliminar desses dados aponta que os professores, colaboradores dessa
investigação, acreditam que a formação continuada é de fundamental importância para o
aprimoramento da prática pedagógica embora comunguem de algumas dificuldades para
participar de tais cursos. Além disso, esses professores parecem priorizar o ensino de
inglês fundamentado em suas experiências pessoais e profissionais, a fim de ofertar
aulas atraentes e dinâmicas e provocar em seus alunos o interesse em aprender o idioma.
Neste trabalho serão priorizadas as discussões acerca da LA e sobretudo a contribuição
dessa área para os estudos que se debruçam a lançar um olhar cuidadoso e afetuoso para
temáticas que versam sobre ensino e aprendizado de inglês, crenças, identidades,
educação intercultural e formação de professores (Paiva, 2005; 2013; Aragão, 2009;
Mendes, 2008; 2015; Barcelos, 2011). Para tanto, inicialmente, utilizamos como
referência nas discussões alguns autores que ao longo dos anos vêm contribuindo, por
meio de suas pesquisas, para que a LA seja, cada vez mais, um campo de estudo que
dialogue com outras ciências e potencialize as soluções de problemas sociais
relacionados à linguagem: Moita Lopes (1996; 2008; 2013), Mendes (2011; 2015), Hall
(2005; 2009), Miller (2013), Telles (2002; 2004), Barcelos (2006; 2007; 2011),
Cavalcante (2013), Tardif (2014), Aragão (2009), Paiva (2003; 2005), Celani (2006),
Abrahão (2004), Rajagopalan (2003), dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externo à Instituição - RODRIGO CAMARGO ARAGÃO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 15:20
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA