Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SILVA DE-GINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA SILVA DE-GINO
DATA : 18/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE): IMPACTO RETROATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS NO MUNDO


PALAVRAS-CHAVES:

PPPLE; Formação de Professores/as; Efeito Retroativo; Português Língua Não Materna; Material Didático.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE),
desde a sua criação, há quase 10 anos, até os dias atuais, vem se consolidando como
uma potente plataforma virtual de criação e compartilhamento gratuito de materiais
didáticos autênticos e culturalmente sensíveis para o ensino/aprendizagem de Português
Língua Não Materna (PLNM), em seus diferentes contextos. Diante do crescente uso do
PPPLE por professores/as de todo o mundo, por destacar-se especialmente como um
Recurso Educacional Aberto (REA), no qual o/a docente encontra-se livre para adaptar
o material didático de acordo com as necessidades de sala de aula, o Portal foi escolhido
como objeto de estudo desta pesquisa. A fim de analisarmos os dados acerca do Portal,
aliaremos os pressupostos teóricos sobre efeito/impacto retroativo (Alderson & Wall,
1993; Cheng, 2004; Scaramucci, 2004) às discussões sobre Português como língua
pluricêntrica e internacional (Oliveira, 2013), formação de professores de PLE/PL2
(Mendes, 2016), produção e uso de materiais didáticos voltados para o ensino de
PLE/PL2 (Mendes, 2011) e funcionamento de um Recurso Educacional Aberto (REA).
Seguindo esses pressupostos teóricos/metodológicos, a metodologia desta dissertação,
de base qualitativo-interpretatitivista (Moita Lopes, 1994), desenvolverá análise
documental (Cellard, 2008), a qual aprofundar-se-á tanto nos documentos que
preconizaram a criação e a divulgação do PPPLE, como o Plano de Ação de Brasília
(PAB) e o Plano de Ação de Lisboa (PALis), quanto no próprio Portal como recurso
tecnológico/digital, analisando os roteiros e as propostas didáticas produzidas por
professores, além dos dados de usabilidade e das suas características, como interface,
dados estatísticos de acesso e quantidade de download dos materiais disponíveis. A
partir dessa análise, pretende-se evidenciar, desse modo, qual é ou quais são os
possíveis efeitos/impactos retroativos do PPPLE na formação de professores de
português LNM.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 2615558 - CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE SOUSA
Externa à Instituição - VIVIANE BAGIO FURTOSO - UEL
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 15:19
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