O DISCURSO DAS FAKE NEWS SOBRE EDUCAÇÃO
Fake news; Análise do Discurso; Educação; Fact-checking; Verdade.
O presente trabalho tem por objetivo analisar sequências discursivas dos discursos das fake news sobre educação, no período eleitoral de 2018, no Brasil, buscando compreender o funcionamento dos discursos sobre educação neste momento, além de problematizar os sentidos de educação a partir de diferentes formações discursivas, buscando constatar conservação e/ou mudança nos discursos sobre educação em diferentes sequências discursivas. Neste ínterim, também serão problematizados os diferentes sentidos de fake news, articulando a compreensão do senso comum do termo com a decorrente ampliação de sentido que retratam materialidades linguísticas além da notícia falsa. Será utilizada a Análise do Discurso Materialista como perspectiva teórica e metodológica para estudar as sequências discursivas classificadas como fake news por agências de fact-checking, assumidas neste trabalho tanto como parâmetro determinador que uma dada sequência discursiva é classificada como fake news, quanto fonte de acesso às fake news a serem analisadas, posto seu caráter evanescente. Os conteúdos analisados possuem como temática a educação ou temas relacionados a esta área, considerando as condições de produção do discurso do período eleitoral brasileiro de 2018, ano de considerável veiculação de fake news cujo discurso esteve fortemente atrelado à educação. Conclui-se que o discurso das fake news sobre a educação é parte de uma ofensiva à esquerda brasileira, com sentidos retomados e ressignificados de discursos prévios.