Banca de DEFESA: JOHNWILL COSTA FARIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHNWILL COSTA FARIA
DATA : 04/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto: https://www.youtube.com/watch?v=y5nO-6272Pg
TÍTULO:

O latim como sistema adaptativo complexo e a Abordagem Indutiva Contextual: uma perspectiva sobre os processos de ensino e aprendizagem de uma língua clássica


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de latim. Abordagem Indutiva Contextual. Língua como sistema adaptativo complexo. Crenças.


PÁGINAS: 250
RESUMO:

No que diz respeito ao ensino de latim, a Abordagem da Gramática e da Tradução, em sua forma mais tradicional, tem sido alvo de críticas (Lima, 1995; Miotti, 2006; Longo, 2006; Santos, 2014; Engelsing, 2014), relacionadas a práticas muito antigas e pouco eficazes e que têm ajudado a promover resistência a essa língua. Nesse contexto, um imaginário prejudicial sobre a cultura e as línguas clássicas pode, talvez, ter relações com abordagens de ensino mais tradicionais. Uma alternativa que se apresenta é a Abordagem Indutiva Contextual, por meio da série didática Lingua Latina per se illustrata, criada por Hans Henning Ørberg, com todos os materiais exclusivamente em latim. O que chama a atenção a essa abordagem é o uso ativo da língua e o aprendizado de forma gradual e indutiva. Recursos diversos, advindos da Internet (vídeos, jogos, curiosidades e outros materiais), aliados à prática reflexiva do professor, podem proporcionar um aprendizado mais eficaz, interessante ou, até mesmo, divertido. Outra questão relevante é o aspecto do latim tratado como língua viva, que sempre apresentou capacidade de se transformar, em termos de adaptabilidade e complexidade: nunca morreu, apenas sofreu períodos de declínio, e mesmo assim, constitui-se como uma língua que tem sido utilizada até os dias de hoje, em contextos e processos de ensino e aprendizagem ou fora deles. Nesse sentido, a teoria da língua como sistema adaptativo complexo (Leffa, 2016; Bybee, 2016; Ellis, 2011; Beckner et al., 2009), mais comumente relacionada às línguas modernas, é direcionada ao latim. Esta tese, portanto, analisa experiências didáticas conduzidas pelo próprio pesquisador em um contexto pandêmico, com aulas à distância, mediadas por Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), em um curso de extensão na Universidade Estadual de Goiás. Nesse sentido, procurou-se verificar a eficácia da Abordagem Indutiva Contextual (AIC), levando em conta a multiplicidade de fatores que fazem parte de um contexto em que ocorrem os processos de ensino e aprendizagem de latim, na perspectiva da teoria da língua como sistema adaptativo complexo. Como parte desse processo, dúvidas, inquietações e problemas exigiram do professor pesquisador algumas tomadas de decisão, uma das quais se referiu à necessidade de adaptações da AIC, conforme certas situações se apresentavam. Alguns dados revelaram respostas e reações dos participantes e deixam entrever perspectivas positivas no que se refere ao latim e ao seu ensino. Os resultados também apontam para mudanças e permanências de algumas crenças dos alunos em relação a essa língua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4226936 - JOSE AMARANTE SANTOS SOBRINHO
Interno - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 2313327 - ELIANA CORREIA BRANDAO GONCALVES
Externa à Instituição - CHALENE MARTINS MIOTTI - UFJF
Externa à Instituição - FÁTIMA MARGARIDA MENDES DOS REIS DE SÁ FERREIRA - UC
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 14:33
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