Banca de DEFESA: ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

NÓS DO SUL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: suleando a práxis docente e a educação linguística em espanhol em contexto sergipano


PALAVRAS-CHAVES:

Sulear; Práxis Docente; Educação Linguística; Espanhol; Educação Básica


PÁGINAS: 164
RESUMO:

Esta pesquisa está vinculada à Linguística Aplicada e tem como objetivo geral promover o suleamento da práxis docente e da educação linguística em espanhol na Educação Básica, a partir de experiências com docentes em formação em contexto sergipano. Para isso, foram delineados quatro objetivos específicos: a) compreender o sul e suas contraposições para sulear a práxis docente e a educação linguística em espanhol; b) elaborar materiais didáticos de espanhol que contemplem vozes do sul e possuam um caráter pedagógico suleador na sala de aula; c) analisar materiais didáticos elaborados em colaboração com os/as compartilhantes da pesquisa para contemplar o sul em um processo de práxis docente e de educação linguística suleada em espanhol; d) avaliar implicações que o envolvimento com os materiais elaborados suscitou para a práxis docente e para a educação linguística em espanhol na Educação Básica, ambas em uma perspectiva suleada. O referencial teórico que fundamentou as discussões da tese é constituído pelos seguintes eixos suleadores: Linguística Aplicada; estudos decoloniais; sulear; docência; educação linguística em espanhol; e identidades sociais de etnia, raça, gênero e sexualidade. No que concerne ao aporte metodológico, esta pesquisa é de natureza qualitativa, com uma base heurística, por englobar processos de autorreflexão dos/as compartilhantes, e um viés colaborativo no envolvimento do/com o processo. A pesquisa foi realizada com oito licenciandos/as do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e com quatro turmas de língua espanhola do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP/UFS), o 6º ano do Ensino Fundamental e a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionários, notas de campo e materiais didáticos suleados, elaborados pelos/as compartilhantes. Como estratégias para gerar, registrar e analisar os dados, foram adotados: grupo de discussão e encontros de acompanhamento com o grupo do PIBID, observação das aulas com os materiais elaborados e sessões reflexivas com os/as estudantes da Educação Básica e pibidianos/as. Por meio desse processo heurístico com viés colaborativo, o grupo de pibidianos/as, divididos em quatro duplas, elaboraram materiais didáticos que foram levados para salas de aula do CODAP/UFS, contemplando vozes do sul – indígenas, mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. Com relação à análise das informações geradas, esta pesquisa recorreu a contribuições da Análise Textual Discursiva – ATD (Moraes, 2003) por reconhecer seus pressupostos de um paradigma emergente que busca compreender os fenômenos de modo plural, heterogêneo e transversal. Como resultado das análises, foi possível entender como o suleamento da práxis docente, durante o processo de investigação, fundamentou a proposta de uma educação linguística suleada em espanhol compartilhada nas salas de aula envolvidas na pesquisa. Entre as principais mobilizações em direção ao sul epistêmico, didático-pedagógico e geográfico, encontram-se as seguintes: atenção às vozes e ao contexto local; necessidade de um letramento socioidentitário dos/as compartilhantes; coerência nas representações das identidades sociais contempladas; projeção de lugares de escuta e de fala; diversidade na origem e nos gêneros discursivos incluídos; investimento pedagógico sobre a materialidade linguística; e promoção de diálogos interculturais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externo à Instituição - LUDMILA SCARANO BARROS COIMBRA - UESC
Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Externo à Instituição - VALDINEY DA COSTA LOBO
Notícia cadastrada em: 03/11/2023 05:40
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