Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN PEDRO SANTOS NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVAN PEDRO SANTOS NASCIMENTO
DATA : 14/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO DE LETRAS UFBA - PPGLinC- SALA DE DEFESAS
TÍTULO:

Elementos para uma história da dialetologia e da geografia linguística no Brasil: efeitos científicos do decreto 30.643, de 20 março de 1952, como política de defesa da língua portuguesa.


PALAVRAS-CHAVES:

Dialetologia brasileira. Geografia linguística. Decreto 30.643, de março de 1952. História das Ciências. Historiografia Linguística


PÁGINAS: 218
RESUMO:

Pretende-se, nesta tese, investigar as bases da constituição e da institucionalização da dialetologia e da geografia linguística no Brasil, a partir do decreto 30.643, de março de 1952, referente ao estabelecimento de uma Comissão de Filologia e ao desenvolvimento de estudos para a construção de um atlas linguístico no contexto da Casa de Rui Barbosa, executando um mapeamento de conhecimentos e práticas. Desse modo, busca-se identificar e discutir efeitos científicos do referido ordenamento sobre a pesquisa linguística em termos científicos e políticos; descrever e interpretar circunstâncias que favoreceram a um programa de investigação e levantamento de dados ganhar a atenção estatal; e caracterizar a comunidade científica que se voltou ao estudo dialetológico, considerando continuidades e descontinuidades na formação e efetivação de uma agenda de pesquisa. Sob esse viés, assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da história das ciências e da historiografia linguística. A periodização adotada compreende o período de 1952 a 1986, parte do que se reconhece tradicionalmente como a terceira fase dos estudos dialetais, tomando como corpus registros de atividades concernentes à Casa de Rui Barbosa no plano da dialetologia, assim como textos jornalísticos, decretos, publicações em revistas científicas e manuais. Como resultados, foram identificadas oito atividades, das quais quatro são narradas historiograficamente como reverberações científicas do decreto: o curso de dialetologia e a exposição de geografia linguística organizadas por Sever Pop em 1954; a conferência e a publicação sobre o laboratório de fonética na Bahia (1958, 1961) de Nelson Rossi.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SEBASTIÃO ELIAS MILANI - UFG
Presidente - ***.893.835-** - JACYRA ANDRADE MOTA - UFRJ
Interna - 1089982 - RISONETE BATISTA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 17:25
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA