Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELINO GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELINO GUIMARÃES
DATA : 07/08/2023
LOCAL: Sala Zoom https://us02web.zoom.us/j/8088885146?pwd=NmNYMVFZaG54REV0SU1SM1YyTkZLUT09

AS MARCAS LINGUÍSTICAS DAS LÍNGUAS ÉTNICAS E DA LÍNGUA GUINEENSE NOS TEXTOS ORAIS DOS ESTUDANTES DO LICEU NACIONAL KWAME NKRUMAH: CONCORDÂNCIA NOMINAL

Marcas linguísticas, concordância nominal; ensino de língua portugeusa.

Optou-se, nesta dissertação, por investigar as marcas linguísticas das línguas étnicas e do guineense nos textos orais dos estudantes do Liceu Nacional Kwame Nkrumah. Tal pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar e identificar tais marcas linguísticas, destacando a
concordância nominal na variedade do português dos estudantes guineenses bem como falar do modelo da educação linguística que deveria ser para contexto guineense. Como objetivos específicos, delimita-se os seguintes: analisar a concordância da marcação dos sintagmas nominais; analisar a marcação do plural na posição do sintagma nominal; analisar as marcas das línguas étnicas e da língua guineense na fala dos estudantes do Liceu Kwame Nkrumah.

Esta dissertação pretende ajudar na melhoria do ensino do português na Guiné-Bissau, um país de muitas línguas que convivem com o português que é falado nesse território. Como percursommetodológico, para obtenção dos dados linguísticos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 40 estudantes do ensino médio do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, nosmdias 10 e 21 de novembro de 2021. Para tanto, utilizou-se como instrumentos para coleta de dados, um aparelho gravador de som e um celular. Com tais ações, constatou-se a não marcação do plural das línguas étnicas e da língua guineense e, em relação aos fatores linguísticos e extralinguísticos, percebeu-se que a faixa etária e as línguas maternas influenciaram na marcação do plural.

Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interno - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA