Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIARA SANTOS FELIPE COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAIARA SANTOS FELIPE COSTA
DATA : 14/07/2003
LOCAL: Sala de Defesa da Pós-graduação

Decolonialidade e ensino de língua inglesa: um estudo de caso em um contexto afrocentrado de educação bilíngue

Palavras-chave: Educação Bilíngue. Educação Linguística em Língua Inglesa. Decolonialidade. Afrocentricidade.

Diante do crescimento das escolas bilíngues no Brasil e do impacto comercial e social gerado por essa expansão, esta dissertação se volta para uma escola infantil afro-brasileira situada em Salvador, cidade mais negra fora de África, com o propósito de conhecer as possibilidades de outras epistemologias. Nesse cenário singular, o objetivo primordial é adentrar nas particularidades desse contexto educacional a fim de investigar como se configura uma educação bilíngue decolonial e afrocentrada da referida escola. A abordagem metodológica utilizada é de natureza qualitativa, sendo adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. São utilizados como instrumentos de pesquisa observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica da escola, gerando dados qualitativos sobre o ambiente de ensino, processo educacional e práticas pedagógicas. O referencial teórico é composto por estudos sobre Educação Bilíngue (MEGALE, 2005, 2018, 2019; GARCÍA, 2009; GARCÍA e WEI, 2014; LIBERALI et. al, 2022, dentre outras) Decolonialidade (GOZALEZ, 1988, 2018; MIGNOLO, 2007; CHAKRABARTY, 2000; QUIJANO, 1992; CARNEIRO, 2005; BERNARDINO-COSTA, 2018; HALL 2003; BERNARDINO-COSTA, 2016, CHAKRABARTY, 2000; FANON, 2008; KILOMBA, 2019, WALSH, 2018; GOMES, 2018, dentre outras) e Afrocentricidade (NASCIMENTO, 2009; FINCH III, 2009; MAZAMA 2009; ASANTE, 2014; REIS et. al 2020; SALES, 2020, dentre outras). Dentro desse escopo, pretendo identificar e examinar a proposta pedagógica bilíngue (português-inglês) adotada pela escola na qual a pesquisa se realiza, com o intuito de compreender a sua organização acadêmica, os recursos utilizados, as concepções decoloniais e afrocentradas que orientam as práticas pedagógicas das/dos docentes. Dessa maneira, objetivo entender como essas perspectivas influenciam o planejamento curricular, perceber como ocorre a seleção de conteúdos e aprender com as abordagens pedagógicas aplicadas. Para tanto, será realizada a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição com o propósito de averiguar de que modo esse documento se materializa na sala de aula de língua inglesa. Por fim, pretendo refletir sobre “uma educação linguística alinhada com uma perspectiva crítica e insurgente” (MENDES, 2022). Assim sendo, este estudo visa, não apenas contribuir com o avanço dos paradigmas da educação bilíngue, mas também promover a valorização da diversidade cultural, a equidade, a emancipação dos sujeitos envolvidos no processo educacional e a justiça social.

Presidente - 2615558 - CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE SOUSA
Interna - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS